Postado na categoria Natureza e Aventura em 21 de fevereiro de 2019 por Grasi e Luciano

São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica de Alagoas

  • Passeio
  • Rota Ecológica
  • Todos
  • R$ 225 diária

Saiba como chegar, que praias conhecer e onde ficar na Rota Ecológica de Alagoas

Vou te dizer o que me deixou maluca por esse destino: Paisagens incríveis, fazendas de coqueiros, piscinas naturais formadas pela segunda maior barreira de corais do mundo. Além de praias lindas e quase desertas, água cristalina, havia história e arquitetura em construções seculares. É, acho que é isso, hehe. Portanto, vários motivos pra colocar a Rota Ecológica de Alagoas na sua rota hein?

Algo importante a frisar é que não há estrutura nas praias. Dessa forma, não espere por quiosques, aluguel de guarda-sol/cadeiras, ambulantes, etc. Nessa região as praias são quase desertas. Pra pegar praia com alguma estrutura e serviço de bar, procure ficar em hotéis de frente pro mar, ou hotéis e restaurantes que oferecem Day Use.

Estive lá em Setembro de 2018, com minha amiga Letícia. Foi uma viagem de amigas, pra comemorar os 30 anos dela. Foi muito divertido e ao mesmo tempo com uma paz e simplicidade que nos renovou!

A Rota Ecológica de Alagoas é uma região do litoral norte do estado. Inclui as pequenas cidades de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe. Um refúgio para quem busca natureza, beleza e calmaria. Apesar de ter se tornado mais conhecida nos últimos anos, segue mantendo-se preservada. Hoje é considerada uma das mais belas partes do litoral brasileiro, também chamado de “Caribe Brasileiro”.

A região que começa ao norte de Maceió e termina na divisa do Pernambuco. Ela foi conservada graças ao traçado da estrada litorânea de Alagoas, que na altura de Barra de Santo Antônio faz um desvio para o interior.  Ela só retorna à costa litorânea em Maragogi. Os poucos mais de 40 Km de praias são servidos por uma estrada secundária, com um trecho de asfalto, uma balsa e partes que se alternam entre estrada de chão e paralelepípedos.

Como eu sempre digo: paraísos só são paraísos porque não tem acesso facilitado. Dito isso, aqui vão algumas dicas de como chegar lá.

 

Como Chegar

A forma mais prática de chegar à rota ecológica de Alagoas é a partir da capital do estado, Maceió. Mas como a região fica no litoral norte, é possível ir também a partir de Recife (PE) – mais distante. Antes de mais nada, alugar um carro é sempre o mais indicado, porém se você vai especificamente para alguma pousada, veja se ela tem serviço de transfer a partir do aeroporto – algumas têm.

 

Por Maceió (aeroporto):

É possível alugar um carro no aeroporto e seguir viagem pela BR 101 (direção Recife). Depois da cidade de Messias, pegue a saída para Flexeiras e vá até São Luís do Quitunde. Ali, logo depois de uma grande usina, é só entrar na estrada que indica Passo de Camaragibe (Rota Ecológica).

 

Por Maceió (cidade):

Se você já estiver em Maceió, saia pela orla da praia da Jatiúca e continue pela avenida João Davino até a AL 101 Norte. De lá, o caminho é o mesmo descrito acima.

 

Por Recife:

Saindo de Recife, pegue a estrada PE 060 e siga em direção para Japaratinga (AL). Entre na Rota Ecológica por Japaratinga e pegue a balsa que liga Japaratinga a Porto de Pedras (R$ 10 por carro). Há uma opção de caminho por Porto Calvo, sem pegar a balsa. O que aumenta em 25 Km o percurso.  A estrada entre Porto Calvo e Porto de Pedras foi recentemente asfaltada. De Recife até Porto de Pedras, via Porto Calvo, dá 180 Km.

 

Melhor época

A melhor época para ir a Alagoas é de Outubro a Janeiro, período com menos chuvas, mas sempre estará fazendo calor por lá. Em Fevereiro chove um pouco acima de 100 mm, Já em Março e em Setembro, um pouco abaixo de 200 mm.

 

A Rota Ecológica comtempla 3 cidades: Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras. Confira quais são as praias de cada uma delas e onde ficar em cada praia.

 

Passo de Camaragibe

Passo de Camaragibe é uma pequena cidade alagoana que dá início à Rota Ecológica, sendo que seu “centrinho” fica no interior. Seguindo para o litoral, você chega à Barra de Camaragibe, a principal praia da cidade que possui uma vila de pescadores. É um ambiente simples que guarda praia paradisíaca, tranquila, com larga faixa de areia clara e fofa. Essa é uma praia de mar bem calmo e águas cristalinas, quase uma piscina! Ótima para ir com crianças ou idosos, com a família toda ou sozinho, desde que queira realmente curtir um ambiente tranquilo.

Como as águas são bem calmas, é possível também aproveitar para esportes como vela e SUP (stand up paddle). O rio Camaragibe deságua no mar ao lado da praia, permitindo também a possibilidade de um banho de água doce aos turistas. O município tem também a Praia do Marceneiro, mais ao norte em direção a São Miguel dos Milagres, que é muito bonita também.

Onde ficar:

A maioria das pousadas e dos hotéis ficam na Barra ou na praia do Marceneiro, sendo que os mais famosos são: Pousada O Casarão, Pousada Marceneiro, Pousada Infinito Mar e Cambará Hotel.

 

São Miguel dos Milagres

A mais conhecida vila de pescadores da Rota Ecológica de Alagoas é também uma das mais antigas. A vilinha conta apenas com uma rua principal, cercada de casinhas coloridas e de outros vilarejos. Apesar de ter se tornado mais conhecida nos últimos anos, graças às festas de Réveillon badaladas promovidas por lá, segue sendo um destino tranquilo durante o ano todo e com uma natureza exuberante.

Entre as praias, você pode aproveitar a do Riacho (que tem este nome porque conta com um rio que desce para o mar e permite banho de água doce também). Também tem a do centrinho de São Miguel dos Milagres e a mais famosa e bonita, Praia do Toque. É no Toque que ficam a maioria das pousadas, restaurantes e também de onde saem os passeios de jangada. Esses passeios chegam nas piscinas naturais locais, que são lindas e é possível fazer snorkel (vale ver o horário do passeio e a maré, para curtir bem o passeio). Nós acabamos fazendo em Milagres mesmo, com o pessoal da nossa pousada. Dá uma olhada nas fotos! Eu não parava de falar como era surreal a cor dessa água. Como era de se esperar, vimos muitos peixinhos e lagostas também.

É na Praia do Toque que tem essa rede, da foto. Cenário perfeito pra fotos! Nós passamos o dia no beach club Milagres do Toque e adoramos a comida e estrutura (segunda foto). Ao norte da Praia do Toque, outra vila à beira-mar se destaca com uma bela praia, Porto da Rua – que conta com três bares perto da praia.

Onde ficar:

Hoje, a região de Milagres e Porto da Rua tem mais opções de pousadas charmosas (e também caras), sendo as mais famosas: Pousada do Toque (a primeira e mais famosa de Milagres), Pousada Riacho dos Milagres, Pousada Amendoeira e Pousada Origami, Pousada Villas Taturé, no Toque. Já em Porto da Rua, Pousada Villa Pantai, Pousada Côté Sud, Pousada do Sonho, entre outras.

Nós ficamos na Pousada e Restaurante Encanto das Águas. Era simples, mas com um quarto bem espaçoso e de frente pro mar! O café da manhã tinha várias delícias locais. Eles organizam passeios de buggy e para as piscinas naturais também.

 

Porto de Pedras

O rio Tatuamunha marca o início do vilarejo de Porto de Pedras, que além de belas praias tem outros passeios interessantes. É na pequena vilinha de Tatuamunha que fica a sede do Projeto Peixe-Boi, que introduz à natureza peixes-boi nascidos nos criadouros do projeto em Itamaracá. Outras opções de passeios são os casarões centenários do vilarejo de Tatuamunha.

Mas a atração da região é o litoral e em Porto de Pedras, o destaque vai para a Praia da Laje, considerada por muitos a praia mais bonita da Rota Ecológica, por causa o azul do seu mar, areia fofa, belo coqueiral, zero comércio e quase sempre deserta.

Já a Praia do Patacho é a última antes do rio Manguaba, que divide a Rota Ecológica de Japaratinga (último município antes da divisa com Pernambuco e que é acessada por balsa). A Praia do Patacho é bem extensa e, por isso, é praticamente deserta durante o dia inteiro. Quando a maré está baixa, é possível até ir caminhando à algumas piscinas naturais mar adentro. Restaurantes por ali, somente das pousadas.

 

Onde ficar:

Dicas de pousadas em Porto de Pedras: Pousada Borapirá e Villa Tatuamunha (em Tatuamunha), Aldeia Beijupirá e Villages (na Praia da Lage) e, Pousada Reserva do Patacho, Pousada Patacho, Pousada Xuê e Vila do Patacho (na Praia do Patacho).

 

E aí já ficou apaixonado pela Rota Ecológica? Já conheceu alguma dessas praias? Conta aqui nos comentários pra gente!

 

Quer conhecer o famoso Caribe brasileiro? Que tal viajar pela rota ecológica de Alagoas? Descubra como chegar nesse paraíso no nordeste e quais as melhores cidades do percurso nesse post! #praia #nordeste #brasil #viagem #natureza #paraiso

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

 

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi 

 

Comentários

comentário



Newsletter



    Instagram

    Instagram did not return a 200.

    Siga Me!

    Reserve seu Hotel

    Booking.com