Postado na categoria Natureza e Aventura em 27 de março de 2017 por Grasi e Luciano
Ibira! Ele é o parque mais querido dos paulistanos e o mais conhecido por quem visita São Paulo. Saiba o que fazer e o que você vai ver nesse espaço verde, em meio a paisagem urbana da capital paulista.
O Parque foi inaugurado em agosto de 1954, em comemoração ao quarto centenário da cidade de São Paulo. Ocupa uma área de 158 hectares (1,584 milhão de metros quadrados), que equivale a mais ou menos 160 campos de futebol.
Quando começamos a escrever o post ficamos até confusos por onde começar, porque ele é tão grande e com uma infinidade de possibilidades de lazer que fica até difícil conseguir colocar tudo isso em uma ordem. É um lugar totalmente democrático, os frequentadores são esportistas, famílias, casais, turma de amigos de todas as idades e classes sociais.
Não é a toa que ele é o local número 1 em “o que fazer em São Paulo” no TripAdvisor. Também já foi eleito em 2015 o “Melhor Parque Urbano do Planeta” pelo renomado jornal britânico The Gardian. E já foi campeão aqui no Brasil de check-ins no Facebook, recebendo 300 mil visitantes nos fins de semana.
O parque tem lagos, ciclovia, quadras iluminadas, trilhas, pistas de corrida e de passeio, lanchonetes, aparelhos de ginástica, banheiros e tudo integrado com a natureza. É possível alugar bicicletas (R$ 5,00 a hora) e também triciculos por lá. As bikes são frequentemente revisadas e estão em boas condições. Além disso, o pessoal leva roller, patins, skate, bikes, longboards e outros que nos domingos disputam um lugarzinho nas pistas.
Muitas famílias fazem piquenique e até aniversários nos gramados em meio às árvores. Já vimos também sessões de fotos pré-wedding, de grávidas e crianças. Sem falar nas inúmeras aulas de ginástica, ioga, pilates, artes marciais e até de pintura em tela que acontecem por lá.
Pra quem busca um momento de tranquilidade em meio à natureza, o parque é ideal. É possível encontrar lugares bem tranquilos mesmo nos finais de semana e observar os animais como pica-paus, cisnes e patos. Na flora, exemplares de árvores como jabuticabeira, jaqueira e pau-brasil. O parque todo abriga 494 espécies de vegetais, além de 35 de borboletas, 10 de peixes, 8 répteis e 156 aves.
Em meio a todo verde você ainda encontra edificações que são as áreas voltadas as atrações culturais do parque, como o Museu Afro Brasil, o Pavilhão das Culturas Brasileiras, Escola de Astrofísica, Fundação Bienal, Museu de Arte Moderna (MAM), Museu de Arte Contemporânea (MAC), Oca do Ibirapuera, Planetário, Pavilhão japonês e Auditório Ibirapuera. Além das inúmeras praças e monumentos como o famoso Obelisco, que fica em frente ao parque (esse ponto branco da foto abaixo).
As nossas atividades preferidas no Ibira são andar de longboard (Luciano), fazer caminhadas e piqueniques. É incrível, a gente já deve ter ido umas 20 vezes ao parque e toda vez passamos por um cantinho que nunca havíamos estado.
Essa é uma super dica pra quem quer aproveitar cada cantinho do parque. Baixando o aplicativo “Meu Ibira” você pode traçar rotas e criar lista com seus locais preferidos. O aplicativo é gratuito e está disponível para Android e iOS.
Atualização (Agosto, 2018) – Infelizmente esse app que era ótimo foi descontinuado. Se você já tem ele baixado no seu celular ele vai funcionar normalmente. Mas para novos usuários ele não aparece mais para baixar. Uma pena…
Ele tem mapa interativo com mais de 170 pontos geolocalizados e informações sobre tudo que tem lá, incluindo monumentos, quadras, museus, parquinhos, museus, banheiros, portões, estacionamentos e bicicletários, o que ajuda muito a otimizar o seu tempo por lá.
Na tela inicial do app tem até uma agenda, com a programação de tudo o que acontece no parque, os eventos nos museus, aulas, shows, etc. E dá pra ativar as notificações que o app te avisa a data e hora que esses eventos começam. Legal né?
O parque é administrado é prefeitura, mas os museus, auditórios e outros espaços administrados por fundações, secretarias municipais ou estaduais. Desde 2013, o parque permanece aberto durante a madrugada, nos fins de semana. O funcionamento tem início no sábado, às 5h, e segue até as 23h59 de domingo.
O acesso ao Parque Ibirapuera pode ser feitos pelos endereços: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10), Av. IV Centenário – portões 6 e 7A ou Av. República do Líbano – portão 7.
O Ibira é de fácil acesso por transporte público (ônibus), também pela ciclofaixa de lazer (circuito Zona Oeste e circuito Paulista Centro), ou de Uber e Táxi. Nos dias de maior movimento, aos sábados e domingos não recomendamos ir de carro, é tudo muito muvucado e com poucas vagas.
Mas se mesmo assim você quiser ir de carro, há vagas entrando pelos portão 03, na Av. Pedro Álvares Cabral e portão 07 pela Av. República do Líbano. O estacionamento é pago, no mesmo sistema de toda a cidade – zona azul. Confira mais informações sobre estacionamento no Parque Ibirapuera aqui.
O Ibirapuera é passeio obrigatório pra quem vem pra capital paulista. Ideal pra respirar um ar mais puro, conviver com a natureza e praticar atividades ao ar livre.
Informações e mapa: Prefeitura de São Paulo, Veja SP e Parque Ibirapuera.
Quer mais opções de locais pra colocar na sua rota por São Paulo? Clica aqui!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu