Blog de Viagem

3 Trilhas na Praia do Rosa, Imbituba – SC

3 Trilhas inesquecíveis na Praia do Rosa

A Praia do Rosa está localizada no litoral sul de Santa Catarina, mais precisamente no município de Imbituba.  Essa praia é uma das mais bonitas de Santa Catarina, na nossa opinião. Além disso, ela é muito especial pra gente. Já estivemos lá com turma de amigos, já ficamos em várias pousadinhas e também serviu de cenário pro nosso Pré-Wedding.

Esse post é sobre uma das atividades mais legais na Praia do Rosa que é fazer trilhas. Tem opções pra todos, vimos gente de todas as idades andando pelas trilhas e curtindo o visual único que elas proporcionam.

 

1 – Trilha Praia Vermelha

 

De onde sai: Rosa Norte

Onde chega: Praia Vermelha

O que levar: Boné, óculos de sol, protetor solar, água e lanche.

Nível de dificuldade: Médio

Quanto tempo: 1h30 horas (ida e volta)

A primeira que fizemos foi a trilha da Praia Vermelha, a mais conhecida de todas. Basta fazer uma caminhada até o final da praia no Rosa Norte que você é automaticamente convidado a iniciar a trilha. Da praia mesmo você já vê as pessoas na trilha, em cima das pedras e imagina que deve ser fácil e muito legal fazê-la. Bom, não é tão fácil assim ir até o final e voltar, principalmente se o sol estiver forte.

No início da trilha você tem o Rosa Norte ao fundo, depois alto mar e então a Praia Vermelha. Essa é a trilha mais longa das 3 que fizemos, com muitas subidas e descidas.

Um ponto de atenção é que poucas partes do caminho são dentro da mata, então ó ideal é fazer pela manhã cedinho ou no final da tarde porque com o sol no “lombo” é pesado! A trilha é bem sinalizada e delimitada. Alguns trechos foram melhorados com caminhos de madeira, ou apenas com o corrimão.

Demoramos bastante pra chegar até a Praia Vermelha, pois a gente parava em cada lugar que oferecia um ângulo novo pra uma foto. O caminho é recheado de cactos, flores, muitas pedras, penhascos, ondas batendo e vegetação preservada, cenário perfeito!

O visual é demais, e você pode ir parando a cada 100 metros pra curtir local e fazer fotos sensacionais.

Praia Vermelha

Aconselho ir de tênis, mas também é possível fazer de chinelo. Digo isso, por experiência própria, porque fomos de tênis e foi tudo tranquilo, até que chegando na Praia Vermelha eu consegui  alagar meu tênis com uma onda que veio em cima da gente. O Luciano tava na frente e escapou. Se eu tivesse de chinelo não estaria tentando tirar o cheiro de cachorro molhado do meu tênis até hoje, hehe.

Na Praia Vermelha não tem estrutura de lancherias ou vendedores de praia, então é muito importante levar água e dependendo da sua fome até um lanchinho. Vimos um pessoal guerreiro que levou uma caixa térmica pra passar o dia nessa praia, eles estavam numa turma e revezavam o carregamento das bebidas.

Ficamos por lá descansando um pouquinho nessa sombra da foto abaixo pra depois voltarmos pra trilha a caminho do Rosa Norte.

 

2 – Trilha Praia do Luz

 

De onde sai: Caminho do Rei

Onde chega: Praia do Luz

O que levar: Óculos de sol, protetor solar, água.

Nível de dificuldade: Fácil

Quanto tempo: 30 minutos (ida)

 

O Caminho do Rei é uma rua super conhecida por lá, um subidão com vários restaurantes e pousadas super legais. Esse caminho tem toda uma questão histórica envolvida, pois fez parte da rota do rei Dom João VI, quando esteve no Brasil no século XIX e procurava visitar as fronteiras com a Espanha no tratado de Tordesilhas.

Como a gente ficou hospedado nessa rua, não precisamos passar por toda ela pra começar a trilha, o que tornou a caminhada bem tranquila. No começo da trilha passamos por várias pousadas, restaurantes e moradias que ficam no alto do Caminho do Rei. Ficamos encantados com as construções, com a rusticidade, com tanto verde e imaginando o visual com vista pro mar que esse pessoal deve ter hein?!

O restante do caminho é lindo, repleto de árvores, cheio de sombra. Em uma parte dele já dá pra avistar a Ilha do Batuta (foto acima). No final da trilha as árvores formavam um túnel natural, protegendo do sol (que naquele dia estava fortíssimo) e saindo do túnel a luz começa a entrar e a gente dá de cara com o mar!

Praia do Luz

A Praia do Luz é muito bonita, com extensa faixa de areia e quase deserta se não fossem os carros que estão por ali. Acredito que por ser uma praia mais afastada e sem infraestrutura, o pessoal leva tudo no carro e até usa ele como apoio e pra ter uma sombra.

A Ilha do Batuta fica bem próxima da praia, ficamos curiosos pra saber o que tem lá (e ainda estamos nessa curiosidade, hehe).  Seguindo pelo lado esquerdo da praia é possível chegar na Lagoa de Ibiraquera, não fomos até lá porque o sol muito quente, vai ficar pra uma próxima.

Uma dica: é difícil voltar pra Praia do Rosa através dessa trilha, afinal ela sai do alto do morro até a praia, então como diz aquele ditado “pra baixo todo santo ajuda”. Na volta, a melhor opção pra chegar na Praia do Rosa é pela Trilha Porto Novo.

 

3 – Trilha Porto Novo

 

De onde sai: Praia do Luz

Onde chega: Rua Porto Novo – Rosa Sul

O que levar: Óculos de sol, boné, protetor solar, água.

Nível de dificuldade: Fácil

Quanto tempo: 20 minutos (ida)

A trilha tem o caminho bem misto, parte na areia, parte mata adentro, parte na grama. Mas os espertinhos aqui fizeram ela no pico do sol, então a areia tava de queimar o pé do andarilho. Passei de chinelo desejando chegar logo, jogando areia pra todo lado e sentindo minha havaiana diminuir uns dois números derretendo naquele calor, hehe.

A vista dessa trilha é incrível, de um lado dá pra ver a Praia do Luz (direito), a ilha do Batuta e toda a baía de Imbituba lá no fundo. Pro lado esquerdo temos a visão da Praia do Rosa Sul e mais lá no fundo o Rosa Norte.

Quase chegando do Rosa, encontramos as vaquinhas pastando e aproveitando o visual que elas tem desse paraíso. Nada mal né?

Esse contraste das praias maravilhosas e as vaquinhas é muito legal, dá uma sensação muito boa passar por esse lugar. A paisagem é sensacional, os bichinhos parecem muito bem cuidados e tem água em abundância das várias nascentes que existem por ali.

No final da trilha você chega bem no canto do Rosa Sul, onde tem uma vilinha de pescadores que conserva elementos da pesca artesanal.

Fechamos essa trilha com uma cerveja geladíssima no Parador Swell, um dos melhores bares de praia do Rosa Sul. Se for pra lá, não deixe de fazer essas trilhas essenciais para explorar esse paraíso que é Santa Catarina.

 

E aí? Curtiu a nossa lista com 3 trilhas na Praia do Rosa?

Tem outras opções por lá, mas essas você tem que colocar na sua rota. Quer nos contar qual a sua atividade preferida na Praia do Rosa, Imbituba e região? Escreve pra gente aqui nos comentários!

 

Quer mais opções de praias pra colocar na sua rota? Clica aqui!

 

Leia também: Dicas de Pousada romântica no Sul para viagem de casal, da Maíra do Aos Viajantes.

 

 

Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!

Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota

Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog

Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota

E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter

 

Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.

Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.

Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.

 

Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!

 

Com carinho,

Grasi e Lu

 

Comentários

comentário

Sair da versão mobile