Postado na categoria Compras em 25 de abril de 2016 por Grasi e Luciano
O Eataly virou uma marca de gastronomia italiana mundialmente conhecida. Conhecemos os restaurantes Eataly quando estávamos fazendo nosso roteiro para os EUA, em 2014. Infelizmente não conseguimos ir até a unidade de Nova York, mas ficamos com aquilo na cabeça.
Passamos um final de semana em São Paulo visitando amigos – quando ainda morávamos em Goiânia e aproveitamos pra conhecer essa unidade que havia sido inaugurada uns 6 meses antes (clique aqui para conferir o post que fizemos sobre o Eataly São Paulo). Curtimos demais! Aquilo é um parque de diversões da culinária italiana. Não sei se já deu pra perceber, mas somos viciados nesse país, nessa cultura, nessa comida.
Quando programamos a viagem para a Itália, nas várias pesquisas e “navegações” pelos mapas das cidades, vamos buscando entender onde ficam os locais mais conhecidos e ver o que acontece no entorno. No caso de Gênova, que usamos como cidade hub para viajar ao sul da França, o Google Maps sempre apontava o Eataly lá no Porto Antico. O porto é talvez o maior ponto turístico da cidade, onde se localiza o Aquário que queríamos conhecer (tem post sobre o Aquário de Gênova aqui). Então, é claro que não poderíamos deixar de conhecer mais um dos restaurantes Eataly do mundo, o de Gênova entraria na nossa rota!
São 3 andares, 4.500 m², onde existem 13 pontos de alimentação em meio a um mercado com mais de 7.000 produtos italianos ou de produtores locais, que seguem as receitas tradicionais. Tem açougue, peixaria, padaria, massas artesanais, rotisseria, queijaria, loja de vinhos, frutas e legumes, tudo fresco e muito organizado.
A localização dele é privilegiada, de frente para o porto, com seus muitos barcos e iates maravilhosos. Para entrar é preciso pegar um elevador (que é panorâmico, por sinal) e subir até o terceiro piso. Do alto dá pra ter uma visão mais ampla do porto e das muitas atrações e espaços que tem por lá.
Essa estrutura branca em metal na beira do mar é um elevador panorâmico do porto. Ele sobe até 40 metros e gira 360 graus.
Do lado direto é possível ver o Aquário (construção branca) e logo atrás a cidade com suas casinhas e prédios coloridos incrustados nos morros, uma graça!
Chegando no Eataly você já dá de cara com uma vitrine repleta de doces e um mercado com muitas frutas lindas e praticamente lustradas de tão brilhosas! Dá vontade de levar tudo.
O complexo tem 4 restaurantes (massa e pizza, saladas, salames e queijos e o restaurante de carnes e frutos do mar), além da área de compras e um espaço para eventos. Ali tudo fica num mesmo andar, diferente do Eataly São Paulo. Como é tudo mais agrupado, você não sabe direito onde termina um restaurante e começa outro.
Pegamos o cardápio de almoço que estava com preço bom – de 10 a 15 euros, com combos bem legais, olha só.
Bem em cima no cardápio vimos “pão por 1 euro”, lógico que os “pãozeiros” aqui iam pedir né? Eles vêm nesse saquinho cheio de pãezinhos deliciosos como couvert. Quanto aos combos eu peguei o Galletto al Mattone, que vinha com um gelato no café e uma água mineral. O Luciano escolheu o Filetto D’orata (peixe) com um doce, café e uma água. O meu galeto estava ótimo, e o Luciano até curtiu o peixe, mas o Cous cous de Couve-Flor não era tão bom quanto ele imaginava. Difícil errar ali, mas ele confessou que preferiu muito mais o meu prato, hehe.
Além desse dia em que almoçamos, passamos por lá umas duas vezes mais. Ou subíamos pra pegar águas, lanches da tarde, ou até lembrancinhas pra levar. No geral o preços das coisas são bons, principalmente se comparados com o Eataly no Brasil. Tem muita coisa igual, porém bem mais em conta!
Gênova é uma cidade pouco visitada por turistas brasileiros. O que é uma pena porque esse destino é muito rico em atrativos naturais e culturais. O Porto Antico é parada obrigatória e tendo um dos restaurantes Eataly no meio, fica ainda mais imperdível. Pode colocar na sua rota!
Quer mais lugares imperdíveis para incluir na sua rota pela Itália? Clique aqui!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
Easysim4U: Chip de celular internacional para mais de 140 países. Consulte planos nesse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu