Postado na categoria Dicas em 6 de janeiro de 2016 por Grasi e Luciano
Todo mundo (ou quase todo mundo) quer uma foto perto da Torre Eiffel, no Central Park, e nós também. Quando programamos viagens ou vamos contar pra alguém os planos, as pessoas esperam ouvir nomes de destinos famosos, cidades turísticas conhecidas. Beleza, geralmente é por aí que se começa um planejamento de viagem. Agora, a dica da vez é procurar pequenas cidades nas redondezas desses destinos conhecidos mundialmente, lugares fora dos roteiros turísticos tradicionais. Além de muito mais baratas, essas cidadezinhas podem reservar surpresas que renderão histórias super exclusivas.
Hospedagem é sempre um custo relevante, principalmente se você quer ficar bem localizado numa cidade turística, pode preparar o bolso. Nós utilizamos uma “estratégia” que tem funcionado muito bem. Ao buscar hotéis em sites como Booking.com ou Expedia.com, aumentamos o raio de busca para até 80 Km de distância da cidade principal e isso acaba revelando locais muito bacanas. Além, é claro, daquele ritual de viajar no Maps e Street View do Google para conhecer a região, mesmo antes de sair de casa, hehe. Peguei esse gancho, pois foi assim que descobrimos Gavi, por exemplo, uma cidadezinha italiana fora de série entre Milão e Gênova.
Só para ter uma ideia, Gavi é uma cidade com aproximadamente 4 mil habitantes na zona rural da província de Alexandria. Uma rápida pesquisa no Google te mostra que o lugar é muito legal. A diferença de gastos de uma cidade como essa, comparando com destinos mais famosos é muito grande! Enquanto para hospedagem, alimentação e passeios você gasta facilmente 300 Euros por casal, por dia em Veneza, em Gavi é possível fazer tudo isso por 140 Euros.
Outra grande vantagem das cidades pequenas é a exclusividade no atendimento e a vivência de algo bem mais genuíno da cultura local, como provar um vinho feito em pequena escala naquela mesma região. Como não têm aquela avalanche de visitantes, existe um grande esforço em atender bem e você praticamente não corre riscos das “armadilhas” para pegar turistas que acontecem nas cidades famosas. Quanto aos pontos turísticos dessas cidades, você não precisa ficar disputando espaço pra tirar fotos, pegar filas e se irritar com a muvuca.
A Europa é espetacular! E se você for pra lá não deixe de alugar um carro pelo menos por alguns dias. Repleta de pequenas cidades, esse continente é um convite para uma saída das rotas mais turísticas. Se não quiser se hospedar em cidadezinhas, você pode fazer um bate e volta, fazendo um passeio de carro durante o dia. Lembrando que essa dica só vale a pena se o local escolhido for a uma distância de 1 hora, no máximo até 2 horas da cidade que você está se hospedando. Pra desbravar esses lugares, costumamos colocar a opção de “evitar autoestradas” e “evitar pedágios” no GPS. Isso vai te levar a conhecer lugares incríveis, desconhecidos e surpreendentes. Fica o desafio!
Então anota essa dica ai, conhecer cidades pequenas e não turísticas pode render grandes vivências e lembranças inesquecíveis! Em breve mais dicas que vão ajudar você a montar o roteiro ideal para sua viagem!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
Easysim4U: Chip de celular internacional – mais de 140 países. Consulte planos nesse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu