Turismo no México, como foi viajar na pandemia do Covid-19
O México é um dos países que está com as fronteiras reabertas para turistas estrangeiros e recebendo voos internacionais. Nesse momento, muitos brasileiros estão buscando destinos internacionais “possíveis” para organizar sua viagem de férias. O Caribe Mexicano é um dos destinos requisitados devido a proximidade com o Brasil, aos hotéis all inclusive e pacotes promocionais. Além é claro, das praias e inúmeras belezas naturais e culturais do país.
Nós estivemos no México no ano passado (2019) e nos apaixonamos pelo país! Lá visitamos também os nossos amigos Priscila e Rodrigo. Um casal de brasileiros, que moram na Cidade do México e conhecem bem vários destinos desse país.
Por conta disso e por eles terem viajado recentemente pelo país (outubro de 2020), em meio a esse momento que estamos vivendo – com a pandemia do COVID-19, pedimos a eles dicas e um relato de como está o funcionamento e protocolos do turismo do México. Eles nos escreveram um relato pessoal sobre a experiência em meios de hospedagem, companhias aéreas e atrativos turísticos em Cidade do México, Cozumel, Cancún e Playa Del Carmen.
Olha só:
Aeroportos e voos
*As fronteiras estão abertas, sem exigir exames ou quarentena. O Cuestionario de indentificacion de factores de riesgo en viajeros deve ser apresentado na chegada.
*Em todos os aeroportos que passamos, Cidade do México/Cozumel/Cancun, não vimos cuidados referente ao covid-19. O único procedimento diferente do habitual é preencher um formulário online com informações do vôo, se você teve sintomas e contato com o vírus e apresentar na hora que passa no RX do aeroporto.
*Todos os vôos que utilizamos não tinham cuidados em relação a distanciamento e protocolos. Única indicação obrigatória é usar máscara o tempo todo.
Cidade do México
*Pirâmides de Teotihuacán estão abertas. Vimos poucos turistas e não é mais permitido subir nas pirâmides.
*Restaurante La Gruta (próximo as pirâmides) está ok em relação aos cuidados. Tem distanciamento, atendimento sob reserva, tudo muito organizado e os itens da mesa vêm embalados (talheres, guardanapos, etc).
*Muitos museus continuam fechados. Inclusive o de Antropologia. Conseguimos visitar somente o Museu Frida Kahlo, agendando pelo site.
* Em Polanco (bairro nobre), a grande maioria dos restaurantes está tendo os cuidados necessários e limitando a ocupação dos espaços.
* Centro da Cidade do México. Não há cuidados, as pessoas não estão usando máscara nas lojas, mercados, etc. Não recomendamos a visita, especialmente em espaços fechados.
Cancún
*Muita coisa fechada no centro da cidade.
*Hotelaria: Ficamos no Hotel Rio Cancun. Os hotéis reabriram há mais tempo (em relação a Cozumel), então percebemos que eles estavam mais organizados em relação aos protocolos. Não precisa usar máscara no hotel, somente quando entrar no restaurante e no momento de se servir.
*O público de turista mudou nos hotéis. Agora são turistas locais (mexicanos), que passam mais tempo dentro dos hotéis aproveitando a comida e bebida inclusa na diária.
*Coco Bongo – já está reaberta, porém com horário reduzido.
Cozumel e Playa Del Carmen
*Ferrys de Playa del Carmem/Cozumel: Eles estão trabalhando com revezamento entre as operadoras. É importante entrar em contato direto e acompanhar pelo site das operadoras (Ultramar/Winjet) para saber os dias e horários de funcionamento. O ferry de carros está suspenso devido à pandemia.
*Promoções de hotéis: Vários hotéis reformando. Se o preço está muito abaixo no normal, é bem provável que esteja em obras. A dica é ligar e perguntar.
*Hotelaria: Agora que os hotéis estão reabrindo, pois ficaram alguns meses fechados.
Hotel All Inclusive Gran Park Royal Cozumel: Percebemos que reduziram o quadro de funcionários. O serviço piorou muito (já havíamos ficado nesse mesmo hotel anteriormente). E a sensação foi de que estão um pouco perdidos diante dessa nova situação. São muitas informações desencontradas, pois cada funcionário dava uma falava algo diferente.
*Restaurantes do hotel: Trabalhando com buffet, porém os funcionários que nos servem. Teve momentos que não tinha mais comida. Teve um dia que fecharam um dos restaurantes, e que não tinha mais horário pra agendar no que gostaríamos de ir. Também pegamos fila pra servir em alguns horários.
Piscinas: Estavam abertas. Somente uma fechou, mas foi por conta do furacão e não da pandemia.
Dicas:
* Sempre ligar confirmando os horários e se as atrações estão abertas. Toda semana estão mudando os horários e regras. Muitas informações erradas e desencontradas.
*Sugestão evitar hotéis que reabriram recentemente, pois ainda podem estar perdidos. Pegar algo que já estava mais tempo em funcionamento.
*Leve documentos comprovando a reserva do seu hotel, as reservas de vôos, etc., pois a imigração está bem exigente. Se possível leve um documento que comprove o seu vinculo de trabalho no Brasil. Por ser passagem para ir para os EUA, a imigração do México pode pegar no pé e não deixar entrar no país – relatos que recebemos diariamente nos grupos de brasileiros que participamos.
ATENÇÃO: Esse post reflete a opinião de quem viveu essa experiência de viagem no México, no período de 16 a 22 de outubro de 2020.
por Priscila Grandó e Rodrigo Barbone.
Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Seguro Viagem: Cote o seu seguro viagem aqui. Use o código de desconto: TANAMINHAROTA5.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
CityPASS: A melhor maneira de conhecer a cidade. Adquira passeios com desconto por esse link.
Easysim4U: Chip de celular internacional. Estados Unidos e mais de 140 países. Consulte planos nesse link.
Os sites acima, Booking, Airbnb, Seguros Promo e Skyscanner fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu
Comentários
comentário