Como o tempo passa depressa né?
Ontem era Ano Novo, aí veio o Carnaval, a Páscoa e já estamos em Agosto! Meu Deus, tudo passa voando. E por falar em Ano Novo, é nessa data que eu (Grasi) costumo fazer planos para os 365 dias que virão. Nesses momentos de reflexão em que o tempo parece que desacelera, eu consigo rever tudo que fiz e o que deixei de fazer no ano que passou.
Por algum motivo sempre tem algo planejado e não realizado de um ano pro outro. Por que a gente é assim, hein? Falo a gente, porque sei que não sou a única, isso acontece com todo mundo. Desde aquela dieta que a gente fala que vai começar e fica passando pra próxima semana, e pra outra e pra outra. Até aquele novo idioma que você quer tanto aprimorar e vai deixando pro próximo mês e esse mês nunca chega.
E você já reparou como a gente sempre tem uma desculpa perfeita pra não realizar as coisas naquele momento? “Ah, essa semana temos visitas vou acabar comendo mais”, semana que vem eu começo. “Um novo idioma não se aprende assim, na correria, vou começar quando tiver mais tempo”. E são muito convincentes essas desculpas! Por isso a gente acredita e deixa passar.
O que inspirou esse artigo foi perceber que há 10 anos eu adio um grande sonho. Mas primeiro dá uma olhada nesse texto que eu fui obrigada a colocar aqui, de tão bom que ele é! Afinal, eu não teria capacidade de me expressar com tanta exatidão quanto o autor dele. Vocês vão entender no final do texto, prometo!
Cada vez mais eu me convenço que adiar…
“Adiar planos é a forma mais fácil de não ser feliz imediatamente. Cada dia a mais é um dia a menos. Cada decisão protelada impõe mais uma centelha de escuridão ao quintal da nossa esperança em dias melhores.
A inércia aprisiona os covardes. A falta de atitude deteriora qualquer perspectiva que possa nos alimentar. O tempo é raro, é ágil e nunca pára. Não o desperdice com a paralisia inútil da inação. Coragem! Aja agora para que haja mais vida. Quem disse que um sonho é coisa para depois?
Existem pessoas que são infelizes em seus relacionamentos, mas ficam ali, sofrendo, empurrando tudo com a barriga, porque deixaram de acreditar que o amor pode nos dar uma nova chance. Existem pessoas que não suportam seus empregos, mas não jogam tudo para o alto por medo de se arriscarem numa empreitada nova, mais satisfatória, um ofício que realmente lhes dê prazer.
Tem gente que vive uma vida de insatisfação e não vira a mesa por medo de quebrar a louça empoeirada da frustração, da rotina e da mesmice que acomoda os fracos. O medo de ousar é o maior “empata foda” do mundo! É ele que nos faz abrir a janela todas as manhãs e não conseguir enxergar nenhuma novidade lá fora.
Se as coisas não vão bem, não há motivos para deixar tudo como está. O tempo é a morada da vida, pois então, não fique esperando uma ordem de despejo. Chega de adiar planos. Chega de pensar em se realizar só amanhã. O “depois” pode ser tarde demais, porque a vida é um instante, e num instante ela passa. E para que você possa ser feliz de verdade, não jogue o tempo fora. O que você puder fazer para ser mais feliz faça, mas faça agora”.
Autor Renée Venâncio
Que tapa de luva hein?
Eu já estava com esse artigo matutando na minha cabeça, mas depois que li esse texto tratei logo de vir aqui escrever. Ah, sobre o meu sonho adiado por 10 anos, vou contar agora.
Meu sonho é fazer intercâmbio, morar em outro país por um tempo, ter contato com pessoas de outras culturas, idiomas. Acho que essa ânsia por desbravar o mundo está em mim desde criança. Não tinha nem 8 anos e já imaginava um namorado que morava longe da minha cidade (ouvir minha vó contando essa história é muito engraçado). Falava de morar na praia e que quando fosse fazer faculdade iria mudar de cidade. Foi o que fiz, com 17 anos.
Fui fazer faculdade de Turismo e Hotelaria – mais um forte indício da minha vontade de descobrir lugares e culturas diferentes. É agora que vou fazer um intercâmbio, pensava eu. Mas quando fui conversar com a minha família sobre um programa de Work Experience, não tive sucesso. Faltava grana e entre outros motivos acabei não conseguindo viajar naquele ano.
Depois apareceram boas oportunidades de estágio, depois a formatura, depois um bom emprego. E depois, meu casamento (aqui está o namorado distante que eu já sabia que encontraria na infância, hehe). Somado a isso, mudanças de cidade e então por diversos anos esse plano foi sendo adiado.
A parte boa disso, é que depois que me casei esse sonho passou a ser dividido. Hoje eu e meu marido planejamos juntos a realização dele.
Realização?
Você falou isso? Sim! Decidimos que esse ano vamos fazer um intercâmbio! Nem que seja por semanas, ou 1 mês só, o que for possível. Vamos para algum lugar que a gente possa estudar inglês, melhorar nossa escrita, fala, conhecer pessoas de outros países e desbravar lugares desconhecidos. “Tem que ser em algum lugar que nunca fomos”, eu falei. Assim sentirei aquela ânsia, que eu amo sentir, de ver tudo pela primeira vez! Confira no final desse post o vídeo que fizemos contando sobre o intercâmbio.
Estava pensando aqui no que me fez tomar essa decisão. Acho que o grande motivo está na frustração que sentia a cada final de ano. Como eu posso ter adiado por tanto tempo algo que eu queria demais? Que falta de coragem e de atitude! Que falta de planejamento! Afinal, é possível fazer um intercâmbio sem parar uma vida, o trabalho, a família. Todos irão entender e tudo vai correr bem se a gente se organizar. Plim! Planejamento é a palavra.
Como começar?
Uma boa dica é começar colocando tudo no papel, faça uma lista de sonhos, vontades, metas que deseja alcançar. E depois coloque em ordem cronológica, estabelecendo datas – o Excel pode ser um bom aliado nessa tarefa. Imprima e cole em um local visível ou que você possa verificar frequentemente. Minha dica é começar por coisas menores, como por exemplo, marcar aquele jantar com um amigo que não visita há tempos, ou então passar um final de semana em família na pousada tal. A gente tem feito isso, e tá funcionando.
Derrubar o círculo vicioso de deixar pra depois é o canal. Use essa frustração de sonhar e não acontecer pra te impulsionar. Viver no presente também é uma saída, sabe aquele ditado “não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje”? Ele mesmo! E faz todo sentido pra mim agora.
Enfim, por você, não permita que seus sonhos levem 10 anos pra serem realizados. Não se permita viver de um futuro que não chega, pense no agora, planeje-se e… atitude!
Quer compartilhar sua história aqui com a gente? Quer falar mais sobre adiar sonhos? Escreve aqui nos comentários!
Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
CityPASS: A melhor maneira de conhecer a cidade. Adquira passeios com desconto por esse link.
Easysim4U: Chip de celular internacional. Estados Unidos e mais de 140 países. Consulte planos nesse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi
Comentários
comentário