Confira nossa lista com 7 dicas de onde comer em Lisboa
Lisboa é a nova sensação da Europa. A capital portuguesa vem conquistando cada vez mais admiradores e isso se prova em números. Segundo um estudo da Global Destination Cities Index (da Mastercard) divulgado em 2018, Lisboa é a segunda cidade do continente europeu onde o turismo mais cresceu entre 2009 e 2017 – a primeira foi Bucareste (na Romênia). Lisboa também foi eleito o “Melhor Destino para City Break, em 2017 pela World Travel Awards.
Portugal também coleciona prêmios e o ano passado (2019) foi eleito, pela terceira vez consecutiva, como o Melhor Destino Turístico do Mundo, no World Travel Awards. O “oscar do turismo”, como é conhecido o prêmio da revista Condé Nast Traveler, também elegeu o país como o melhor país do mundo para o Turismo, no ano de 2013.
Sem dúvida não é apenas a arquitetura portuguesa ou as paisagens que agradam, mas também a culinária! Os pratos típicos da cidade – e do país todo, afinal – são muito característicos do país. A gastronomia envolve muitos frutos do mar e doces, como o famoso Pastel de Nata, por exemplo.
Nos pratos principais o Bacalhau à Brás é um dos mais pedidos! Há ainda opções como as famosas Ameijoas à Bulhão Pato, o bolinho de bacalhau, o arroz de pato, o arroz de tomate. É provável que você já tenha provado algum desses pratos aqui no Brasil, já que muitas cidades preservam a culinária trazida pelos portugueses. Contudo, saiba que provar essas delícias diretamente em Lisboa tem um gosto muito diferente!
Para você saber onde provar esses e tantos outros pratos da culinária portuguesa é preciso visitar os lugares certos. A seguir você encontra uma lista com dicas de onde comer em Lisboa, do café da manhã ao jantar, dos pratos típicos até delícias não tão típicas assim. Confira a lista dos restaurantes que adoramos conhecer em Lisboa:
1- Eating Bear – uma grande surpresa
Um winebar e restaurante que encontramos por acaso perambulando por Lisboa. Uma das curiosidades do local, situado na Baixa de Lisboa, é que o cardápio prioriza os pratos crus. Você pode achar curioso, mas comida crua, especialmente os peixes, é muito comum em Portugal. O espaço foi inaugurado no fim de 2016 e possui ainda opções com defumados e braseados. Além dos pratos crus como carpaccios, saladas e alguns queijos. Não tem fogão na cozinha, ao invés do fogo, as receitas são preparadas com um maçarico.
O conceito do restaurante e o cardápio são inspirados na alimentação do urso ibérico ao longo do ano. Os proprietários também possuem uma vinícola, portanto os vinhos servidos ali são de produção própria.
O cardápio é dividido em: verdes, peixes, carnes especiais, grãos, carnes defumadas e queijos e sobremesas. Pra cada prato há indicações de vinhos para harmonizar. Pra quem não quer pensar muito e deseja uma escolha certeira, eles também trabalham com combos de harmonização de comidas e vinhos a um preço fixo.
Nós pedimos um prato de alcachofra com parma e um de queijos. Ambos saborosíssimos! Lógico que tudo muito bem acompanhado pelos vinhos da casa. Pouca comida (fotos abaixo)? Nesse dia a gente se acabou nos doces portugueses, por isso o jantar foi bem leve.
Uma das curiosidades do restaurante é que além de comer bem, você também ajuda os animais. O restaurante está contribuindo para a reintrodução do Urso Ibérico, Urso Arctus, na parte norte de Portugal. Por isso, parte da renda é destinada a projetos que os protegem.
O Eating Bear está localizado na Rua da Madalena 62/64, na Baixa de Lisboa. O restaurante abre das 12h às 15h e das 17h às 24h.
2 – O Carvoeiro Restaurante – comida típica
Se você busca uma opção mais tradicional e culinária típica o Carvoeiro pode ser uma boa escolha. O estabelecimento é antigo: nasceu em 1900 e na época vendia carvão.
Fomos jantar logo na primeira noite, já que ficava bem pertinho do hotel que estávamos. Ainda meio perdidos, recém-chegados no país, quis trocar uma ideia com a senhora que nos atendeu na mesa, falando que gostaria de um arroz. Mas nem terminei de falar e ela me interrompeu falando: “o que tem está no cardápio”, haha. Bem simpática e sorridente ela (só que não).
Eu consegui comer o arroz que queria, achei no cardápio. É o “Arroz de Tomate”, que estava na minha wish list pra provar quando fosse a Lisboa. Que nada mais é que um arroz bem temperado, com molho de tomate, simples e delicioso. Pedimos também um filé de peixe e o Lu que ama polvo, pediu esse também. Não faça como nós, haha. Os pratos são grandes e acabou sobrando.
Transformado em restaurante por volta de 1940, ”O Carvoeiro” serve pratos tipicamente portugueses. Há sardinhas assadas, batatas, saladas e opções de doces para todos os gostos. Além dos pratos tipicamente portugueses e um ambiente familiar, o local se destaca pelo preço acessível.
O restaurante fica em Alfama, na Calcada de São Vicente, n 70. Ele abre diariamente, exceto na segunda-feira, das 12h30min às 15h30min e das 19h às 23h.
3 – Copenhagen Coffee Lab – café da manhã perfeito
Começar o dia com um café da manhã de qualidade também é importante! O Copenhagen Coffee Lab é uma opção de onde comer em Lisboa justamente no início do dia. O lugar não apenas tem referência à cidade dinamarquesa no nome como também é mesmo originário da Dinamarca.
O café faz tanto sucesso que tem mais de um espaço em Lisboa. Isso se justifica pela qualidade e opções de cafés nos menus. Há machiatto, americano e até mesmo iced coffee, entre outros. Também vimos um pessoal utilizando o espaço para trabalhar e fazer reuniões.
Os bolos quentes do local são famosos, nós comemos um pão doce que estava muito gostoso. Também há opções salgadas, como um misto quente que pegamos (o pão deles é muito bom). Pães frescos, ovos, papas de aveia (típicas no café da manhã dos portugueses) e frutas estão no menu.
Também provamos um combo de café da manhã, que vinha com ovo cozido, suco, pão, croissant, frios e frutas. Adoramos! Estava muito gostoso, aquela refeição perfeita para começar o dia sabe? Um dos endereços do café na cidade é na Rua Escolas Gerais 34, Alfama, quase ao lado do hotel que ficamos hospedados.
Confira os demais endereços e os cafés aqui: copenhagencoffeelab.com
4 – Pastelaria Santo Antônio – pastel de nata maravilhoso
Próxima ao Castelo de São Jorge, a pastelaria São Jorge tem como carro-chefe os pastéis de nata. Eles são vendidos tanto por unidade como em menus que podem acompanhar até mesmo vinho do Porto. O local já ganhou prêmio pelo melhor pastel de nata (em 2019) hein? Talvez você não precise ir pra Belém pra provar “o melhor” como dizem alguns guias de viagem.
O lugar, que é ótimo para um café da tarde, tem ainda sorvetes, crepes, waffles, sanduíches, entre outras opções. Um dos pontos positivos é que com menos de 5 euros você pode fazer um menu completo com salgado e doce. Local com uma pegada jovem, atendentes animados, trabalhando ao som de Red Hot Chili Peppers. Super agradável para uma parada.
A pastelaria está localizada em Castelo, na Rua Milagre Santo António, 10. O horário de funcionamento é das 8h às 21h.
5 – Pastelaria Ferrary – inúmeros doces portugueses
Essa pastelaria é para quem é fã dos doces portugueses ou pretende experimentá-los. Sendo uma pastelaria completa, ela vai muito além dos pastéis de nata!
Na própria vitrine você encontra inúmeras opções que pedem uma parada pelo local. Há desde queijadas até bolos de fabricação própria, o que torna tudo ainda mais fresquinho e saboroso. Você pode comer no local ou comprar para levar.
Nós pegamos uma caixinha para levar para o hotel, com os tradicionais Pastéis de Nata, com Pastéis de Santa Clara e alguns doces diferentes pra conhecer.
Localizada na famosa Rua Augusta, n 189, na Baixa.
6 – Mamma Doma Italian Restaurant – pra sair do óbvio
A passagem por Portugal também pode incluir comida italiana de qualidade. A gente adora essa culinária e mesmo em solo português, não deixaríamos de experimentar. Além de tudo, o Mamma Doma Italian Restaurant é uma dica para quando você for para a região de Belém. Ele fica próximo da famosa torre e outros pontos turísticos.
O local está em funcionamento desde 2006 e possui massas, pizzas, peixes e até opções vegetarianas no cardápio. Um dos pontos positivos é a ambientação, com mesas na calçada e música italiana para dar o toque final.
Entre os pratos principais estão às massas, saladas, lasanha, risotto e tiramisu para sobremesa. O restaurante fica na Rua Vieria Portuense, n 10/14, em Belém.
7 – Timeout Mercado da Ribeira – não pode faltar na sua rota
Esse espaço une diversas opções do melhor de Lisboa. O Mercado da Ribeira foi criado em 2014 pela revista Time Out (por isso também é conhecido como Time Out) e conta com uma praça de alimentação diversificada.
Entre os restaurantes do local está o Sea Me, o Leitão da Ribeira e a Manteigaria. Sendo um verdadeiro mercado, as mesas são coletivas. Assim, você escolhe a opção de comida, pede no balcão do restaurante o que deseja e depois senta onde houver espaço nas mesas.
Lá é possível comer desde pratos típicos até comidas de outros lugares do mundo. O espaço foi criado justamente para abrigar alguns dos restaurantes mais conceituados pela famosa revista portuguesa.
Nós fomos até lá logo depois de um almoço tardio, então não estávamos com muita fome. Acabamos pedindo uma bela tábua de queijos e vinho português para acompanhar (é claro!).
O Mercado da Ribeira está na Avenida 24 de Julho, no bairro Cais do Sodré. Ele funciona de Domingo até Quarta das 10h às 0h, e entre Quintas e Sábados das 10h às 02h.
8 – Chapitô à Mesa – experiência gastronômica com vista panorâmica
Único e imperdível: essas poderiam ser as descrições desse restaurante. Era meu aniversário (Grasi) nesse dia, e se tem presente melhor do que comer bem, eu desconheço (haha). Tinha que ser um local especial. Mais do que um restaurante e sim uma experiência.
A vista panorâmica do restaurante é um dos seus encantos, já que permite ver o rio e parte de Lisboa. O outro destaque é o seu chefe, Bertílio Gomes, que foi escolhido em 1998 como “Jovem Chefe Cozinheiro do Ano”.
De cara você já percebe que não se trata apenas de um restaurante. O local fica em um casarão, o ambiente é colorido, com muito verde, móveis de madeira e várias salas. Além disso, o Chapitô é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que promove a inclusão social e a capacitação profissional de jovens, por meio de aulas de circo e artes cênicas. Eles organizam, produzem e criam shows e eventos no espaço.
O cardápio do local oferece opções de peixes, carnes, entradas e sobremesas. Para exemplificar, há bacalhau, ravióli, sorvete. Eu fui de bacalhau, afinal estamos em Portugal né gente? E o Lu foi de Lula com abóbora. Ambos estavam muito gostosos. Ah, ganhei parabéns da equipe e bolinho com velas.
O restaurante localiza-se em Castelo, na Rua Costa do Castelo, n 7. Ainda, ele abre diariamente das das 12h às 15h30min e das 19h às 23h.
Com as opções acima você garante uma experiência gastronômica variada e de qualidade! Assim, saber onde comer em Lisboa pode ficar mais fácil e com a garantia de colocar lugares certeiros na sua rota!
Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu
Comentários
comentário