Sim, tem castelo em Toronto! É a Casa Loma
A Casa Loma é um dos melhores pontos turísticos de Toronto, no Canadá. É um maravilhoso castelo, e seu nome em espanhol significa Casa na Colina. Além de proporcionar excelentes locais para fotos, é recheado de história e já foi cenário de vários filmes.
Estacionamos o carro alugado no bairro residencial que fica em frente ao castelo, pois paramos por acidente lá (graças ao Google, hehe). Se estiver de carro em Toronto, você pode estacionar tranquilamente sem pagar com esta dica. Coloque este endereço no GPS: 30 Austin Terrace, Toronto, ON, Canadá. Deixando o carro por ali, em 3 minutos de caminhada você estará na Casa Loma. Caso queira estacionar diretamente na atração, custa 10 dólares.
Fotos já na chegada!
Logo na chegada nos surpreendemos com a grandiosidade da construção. Os belos jardins que cercam o castelo criam cenários perfeitos para ótimas fotos!
Entrando no salão principal, vimos a ótima organização e estrutura do local. Também demos a sorte de não ter fila. Como já tínhamos comprado o Toronto CityPASS, entramos direto. Então fomos para o salão principal onde são retirados os áudios guias sem custo adicional.
Não tinha em português, mas estava disponível em vários idiomas, como Espanhol, Francês, Japonês e claro, Inglês. Ele é muito bom, e com isso dá pra conhecer e entender com mais precisão tudo que a gente vê por lá. Cada área/objeto tem um número e se você quiser uma explicação sobre aquilo é só digitar esse número no áudio guia.
Mas quem construiu a Casa Loma?
O idealizador dessa obra foi o financista Sir Henry Mill Pellatt, um magnata que bancou a obra entre 1911 e 1914. Com 98 quartos, esse castelo já foi a maior residência da América do Norte, com 7 mil metros quadrados de área construída.
Riqueza de lugar!
Saímos andando sem muita ordem, vimos vários salões de festas e jantares. O cara gostava de festa hein? E olha que legal, presenciamos pelo menos 2 casamentos no período que estávamos lá. Eles alugam os espaços, sem interferir na visitação. Cenário maravilhoso para a cerimônia, como das fotos abaixo:
Na Casa Loma, haviam luxos, itens exclusivos para a época como um elevador e até passagens secretas. Também tinha um forno tão grande que conseguia assar um boi inteiro. O castelo custou na época 3,5 milhões de dólares canadenses.
A casa tinha 59 telefones e, naquela época, o operador de linhas de telefones do castelo completava mais ligações que toda a cidade de Toronto. A comunicação com os empregados era feita através dos telefones, o que justifica a quantidade de ligações.
Como a casa é distribuída:
Piso principal: Grande hall, Biblioteca, Sala de jantar, Estufa, Sala de serviço, Caminho do pavão, Estúdio de Sir Henry, Sala de fumo, Sala de bilhar e Sala de carvalho.
Segundo andar: Suíte de Sir Henry, Casa de banho de Sir Henry, Suíte de Lady Pellatt, Casa de banho de Lady Pellatt, Suíte de convidados, Sala Windsor, Sala redonda.
Terceiro andar: Museu dos The Queen’s Own Rifles of Canada, Escadas para a Torre, Sala Kiwanis, Sala Jardim, Sala dos Criados, Sala Austin. Subindo as escadas pra torre do castelo, olha só que visual da cidade de Toronto!
Cave: Loja de presentes, Café do Castelo, Adega, Túnel para o Pavilhão de Caça e Estábulos. Nesse andar seriam a pista de boliche, o campo de tiro, ginásio e também uma piscina, mas que nunca foram concluídos.
A ruína do idealizador
O casal (Sir Henry e esposa) utilizaram o local por menos de 10 anos, pois tiveram que se retirar quando seu império entrou em ruína. O governo aumentou os impostos e ele perdeu o monopólio de energia (seu principal investimento). Investiu em terras, mas com o pós-guerra seu patrimônio praticamente perdeu valor. Ele devia dinheiro a um banco que quebrou, e acabou tendo seus bens confiscados, incluindo a Casa Loma.
Mais um pouco da história
Depois, a Casa Loma chegou a ser usada como hotel de luxo na década de 20, e também foi um popular clube noturno. O local passou também por período de forte decadência, onde chegou a ser arrombado e usado como abrigo para moradores de rua. Um triste marco para o local.
O palacete já foi cenário para filmes e séries de TV. Por exemplo, algumas partes do filme X-Men foram gravadas dentro da Casa Loma para representar a escola de mutantes do Professor Charles Xavier. Entre outros filmes rodados no palacete, temos Hannibal, Chicago, O Terno de Dois Bilhões de Dólares e Operação Babá. A casa também foi temporariamente transformada em Hogwarts para o lançamento do sétimo livro da série Harry Potter.
Um lugarzinho estratégico
No lado de fora, nos fundos do castelo, tem um café e mesinhas pra sentar e curtir a paisagem. Quem quiser fazer um lanche rápido também tem essa possibilidade ali.
O visual nesse lugar é demais! Ao fundo, uma excelente vista para a CN Tower e um belo chafariz no jardim logo abaixo.
Ficamos ali sentados curtindo o solzinho (lagarteando – como diria a gaúcha aqui), fazendo umas fotos e vendo a movimentação dos convidados que passavam elegantemente vestidos para os casamentos que estavam acontecendo no local.
Restaurante
No subsolo (Cave) da Casa Loma, tem um restaurante. Muita gente almoça por lá mesmo e foi o que fizemos. Não tem nada de muito sofisticado, mas atende perfeitamente quem precisa otimizar o tempo sem comer porcaria. Comemos massa com bolinhas de carne e sopa.
Visita obrigatória!
A não ser que você odeie castelos e história, a Casa Loma é uma visita essencial para quem vai a Toronto. A beleza desse lugar impressiona gente de todas as idades. Se passar apenas 1 dia em nessa cidade maravilhosa, vai lá!
Não esqueça de conferir o vídeo que fizemos sobre a Casa Loma! Dá uma olhada lá no nosso canal:
Endereço: One Austin Terrace, esquina com a Spadina Road.
Horário de funcionamento: Casa Loma está aberta diariamente às 9h30 da manhã às 17h. Sendo permitida a entrada somente até às 16h30.
Ingresso: 27 dólares ou você pode adquirir o CityPASS de Toronto que dá direito a entrada nessa atração e muitas outras da cidade , por 89 dólares. Vale a pena!
Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
CityPASS: A melhor maneira de conhecer a cidade. Adquira passeios com desconto por esse link.
Easysim4U: Chip de celular internacional. Estados Unidos e mais de 140 países. Consulte planos nesse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu
Comentários
comentário