O que você precisa saber sobre a atração turística mais visitada da Escócia, o Castelo de Edimburgo
Sabe aqueles filmes de guerra, com cavaleiros, espadas, reis e seus castelos? Pois é. Edimburgo e a Escócia como um todo é onde tudo isso aconteceu de verdade! E por isso, serve de inspiração para inúmeros filmes e séries.
Nesse país cheio de história e de arquitetura majestosa, um local que precisa estar na sua rota é o Castelo de Edimburgo. Imponente e uma referência para cidade, você enxerga ele de praticamente qualquer lugar dessa maravilhosa capital.
No alto de uma colina, no meio da cidade, o castelo impressiona pela sua beleza. De dia ou de noite, parávamos para apreciar a beleza preservada desse castelo com construções de até 900 anos!
O Castelo de Edimburgo mudou de mãos uma série de vezes. Escoceses que brigavam pela independência da Inglaterra, perderam a posse e a tomaram novamente em muitas oportunidades. Vários reis e rainhas nasceram e morreram ali. Nós aprendemos muito sobre a história da Escócia, do Reino Unido e da monarquia. A cada mudança de dono, o castelo perdia ou ganhava novas construções, áreas, muros de proteção, bateria de canhões, etc.
Onde ficar em Edimburgo – 8 hotéis bem avaliados
O entorno do Castelo de Edimburgo
Depois de subir a colina, precisamos tomar fôlego pra apreciar o que havia lá em cima. Andar em volta do castelo já é um tour que vale a pena. A vista de fora é linda e alguns pontos rendem ótimas fotos desta bela construção.
No lado oposto ao castelo, está a Royal Mile, a rua mais famosa e histórica da cidade. Antes ou depois da visita, é uma caminhada obrigatória. É ali que estão muitos locais turísticos, como degustações de Whisky, restaurantes, lojinhas, apresentações temáticas e personagens de rua. Foi ali que vimos um escocês devidamente caracterizado, vestindo kilt (aquela famosa saia) e tocando gaita de fole.
Um lugar que você vai passar obrigatoriamente, antes de entrar, é pela praça em frente a ele. É um pátio gigantesco, que pela altura desta colina, se torna um mirante com vista para a cidade de Edimburgo. Esse pátio era utilizado como área de treinamento, em tempos de guerra.
Opção para dias chuvosos e como é lá dentro
Os dias eram chuvosos enquanto estávamos por lá, e a temperatura em torno de 5 graus (Novembro, 2018). O Castelo de Edimburgo foi um coringa para aqueles momentos que não dava pra ficar andando na rua. Então, depois de conhecer a Royal Mile, em um momento que estava chuviscando, aproveitamos pra entrar no castelo. Isso, já era 14h e em Novembro anoitece por volta das 16h.
Como são várias construções, você pode entrar nelas e apreciar as belezas do local mesmo com tempo ruim. Fora isso, lá dentro tem um café que salva a gente quando bate aquela fome ou vontade de tomar algo quente.
Capela St. Margaret
Como parte do maravilhoso castelo, a mais antiga construção que resiste até hoje é a Capela St. Margaret, que foi construída no ano de 1.130. Inacreditável né? Pequena e original, a única coisa que mudou foi a instalação de janelas de vidro. Ela é a construção mais antiga da cidade de Edimburgo. Não sei vocês, mas quando eu (Luciano) me deparo com algo tão antigo, fico pensando que o Brasil tem pouco mais de 500 anos. A capelinha tem quase o dobro da idade do nosso país!
The Royal Palace – O Palácio Real
O Royal Palace é a construção que serviu de moradia para a realeza. São vários ambientes amplos, construídos na metade do século XV. Esse é o local onde viveram a rainha Mary (Mary Queen of Scots) e onde ela deu a luz ao rei James VI em 1566. Pudemos ver a Birth Chamber, que é o quartinho onde ele nasceu.
Crown Room – Joias da Coroa
As joias da coroa escocesa, além de belíssimas, têm uma história curiosa. Por muito tempo pensava-se que elas tinham sido perdidas. Entre os objetos estão o Cetro, que foi presente do Papa Alexandre VI ao rei James IV em 1494. Assim como a coroa, usada pela primeira vez pela rainha Mary of Guise, esposa de James V em sua coroação em 1540.
Em meio a vários episódios, essas riquezas foram escondidas em um baú em 1707. Esse baú foi guardado em um quarto fechado/selado no castelo, sendo descoberto somente em 1818 por Sir Walter Scott, um romancista escocês que teve autorização para procurar essas joias. Quanta história né?
The Great Hall – O Grande Hall
No ano de 1511 o rei James IV concluiu uma das obras mais importantes do castelo, o Grande Salão (The Great Hall). Posicionado bem ao centro, possui vigas de madeira gigantescas, com tetos e paredes trabalhados em madeira.
Esse era um local onde o rei recebia seus visitantes. Um fato curioso é um pequeno buraco no alto de uma das paredes. Ele era usado pelo rei para espiar as pessoas quando ele saída em meio aos eventos. Desconfiado o menino né? Hoje nesse local são exibidas diversas armaduras, espadas e escudos. Você se sente dentro de um episódio de Game of Thrones, nessa sala!
Scottish National War Memorial – Memorial Nacional de Guerra da Escócia
Essa é uma das construções que mais nos impressionou, especialmente do lado de fora. Seja pela imponência das paredes e vitrais, ou até mesmo pela posição no lugar mais alto da montanha. Esse memorial foi erguido a partir de 1923 após a primeira guerra mundial. Lá dentro, num belo arranjo e decoração de madeira, estão livros que listam o nome de todos os soldados mortos nas guerras. São mais de 147 mil nomes de soldados escoceses que morreram na Primeira Guerra Mundial e mais de 50 mil referente à Segunda Guerra Mundial. É um espaço de homenagens que é mantido por um fundo de caridade.
One O´Clock Gun
Todos os dias (exceto Domingos, Natal e Sexta-feira Santa), exatamente às 13 horas, um tiro de canhão é disparado no alto do Castelo de Edimburgo. Conhecido como One O´Clock Gun, esse “ritual” é realizado desde 1861. Ele foi criado como um sinal para os navios que estivessem no porto, distante 3 Km dali. Era uma forma de a tripulação ajustar seus relógios e partir para suas viagens.
Quem estiver no castelo nesse horário pode conferir a cerimônia e o tiro. Nós não estávamos lá dentro no horário, mas quem acompanhou achou legal, dada a tradição desse evento.
Informações úteis
Onde fica: Castlehill, Edinburgh EH1 2NG, Reino Unido. Nós fomos a pé do nosso hotel. Chegamos pela Rua Grassmarket e subimos uma ruela de escadas chamada Castle Wynd, que dava diretamente da Royal Mile.
Horário de funcionamento: todos os dias das 9h30 às 17h (entrada até as 16h).
Ingressos: Nós compramos nossos ingressos na hora (algo que pode ser arriscado). É possível comprar com antecedência, garantir o seu ticket e sem pegar fila de bilheteria. Indicamos comprar pelo Get Your Guide, um site mundial que reúne ingressos de várias atrações. Acesse pelo nosso link aqui.
– Adultos: 18 libras | 17 libras antecipado
– Idosos (acima de 60 anos): | 13,60 libras antecipado
– Crianças (de 5 a 15 anos): | 10,20 antecipado
– Crianças (abaixo de 5 anos): gratuito
Audioguia
Os tours de áudio estão disponíveis para locação em inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, russo e mandarim. Apesar de no site oficial da atração não constar português, no dia em que fomos, a atendente nos falou que tem o idioma português disponível. Mas que no dia não estava funcionando. Os preços: Adulto £ 3,50, Criança £ 1,50 e Idoso £ 2,50.
App da Escócia
Outra dica é baixar o app da Escócia – sim os caras são tão organizados que tem até app!
Eles tem um criador de itinerários que ajuda você a planejar e compartilhar suas visitas.
Baixe aqui: Google Play, App Store.
Visita Obrigatória
O Castelo de Edimburgo é o ponto turístico mais visitado da Escócia. Se você for pra lá, obviamente não pode perder essa oportunidade. Tanto o castelo como as redondezas dele fazem a gente viajar pela rica história da Escócia.
Recomendamos reservar, no mínimo, 3 horas pra fazer a visita. São 13 pontos do castelo a serem visitados, então é impossível descrevermos todos aqui. Por isso, vamos deixar o link do site do Castelo de Edimburgo, onde você pode conferir todos eles e com mais detalhes: https://www.edinburghcastle.scot/discover.
Onde ficar em Edimburgo?
Como pesquisamos muito pra escolher o nosso hotel, revolvemos fazer um post com os que mais gostamos. São 8 hotéis bem avaliados. Incluindo o Hampton Inn by Hilton que nos hospedamos e mais 7 hotéis que ficaríamos em uma próxima oportunidade. Confira aqui!
Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu
Comentários
comentário