Um dos mais importantes museus de arte do Brasil
A Pinacoteca do Estado de São Paulo é o museu de arte mais antigo da capital. Foi fundada em 1905 no Jardim da Luz, que fica no centro da cidade. Pertence à Secretaria de Cultura do Estado e é um dos mais importantes museus de arte do Brasil.
O edifício já chama a atenção de longe devido a arquitetura arrojada, projetada pelo famoso Ramos de Azevedo. Por dentro ele é igualmente lindo, tem iluminação natural na parte central e corredores. A sinalização e organização das salas são impecáveis. Ele possui várias exposições fixas e algumas temporárias com ênfase na produção brasileira do século XIX até as atuais.
Obras e artistas
Somos leigos em história da arte, mas não tem como não ficar de cara com a beleza das obras. Tem muita coisa legal sobre arte do Brasil. Várias obras de nomes consagrados como Cândido Portinari, Alfredo Volpi e Di Cavalcanti.
E também uma das nossas preferidas, a Tarsila do Amaral! Nas fotos abaixo as obras: “Carnaval em Madureira”, de 1924 e “Antropofagia”, de 1929. Passando por eles você lembra daqueles livros e das aulas de história da arte na escola.
A visita na Pinacoteca é um pouco demorada. São mais de 10.000 obras! Entre elas pinturas, desenhos, esculturas e também algumas fotos. Sugerimos separar pelo menos umas 2h, 2h30 para esse passeio.
Essa escultura branca da foto, fica em um dos corredores no segundo andar. Ela nos chamou muito atenção pela beleza, material utilizado e riqueza de detalhes. Criada por Andre Laoust, o nome da obra é “Crysis” de 1912, esculpida em mármore.
Outra obra que nos fez parar por mais tempo e observar foi a “Inundação da Várzea do Carmo (SP) 1892”. Um quadro em formato diferente, panorâmico (medindo 125 x 400cm), com moldura grossa e dourada. É um óleo sobre tela riquíssimo em detalhes do artista Benedito Calixto. Mesmo nos pequenos traços dava pra ver cada folhinha, cada janela e as pessoas do quadro com perfeição.
Áudio e vídeo guia
É possível fazer uma visita guiada por áudio. Está disponível em 3 idiomas: português, inglês espanhol, com 55 faixas. O áudio guia auxilia muito pra quem quer conhecer ainda mais a fundo o espaço e vivenciar outras percepções sobre as obras que compõem a exposição. Antes de iniciar o tour, o visitante começa a ouvir e pode optar por um percurso proposto de 1h30.
A locação do equipamento é gratuita, basta pedir na recepção.
E olha só que legal, o museu também disponibiliza vídeoguia para visitantes surdos. O vídeo guia é apresentado em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) com legendas em português. O empréstimo do equipamento é gratuito.
Flor Café
Uma ótima programação depois de visitar a exposição, é conhecer o Flor Café. É uma cafeteria bem legal que fica dentro do Museu. Dá pra almoçar, tomar um lanche ou até mesmo só um café apreciando o Jardim da Luz. O Flor Café fica aberto de quarta à domingo das 10h às 17h30 e o acesso é feito pela bilheteria do museu.
A Pinacoteca fica na Praça da Luz, n º 2. Funciona de quarta à domingo das 10h às 17h30, podendo ficar até às 18 horas. O estacionamento é gratuito e o ingresso custa R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia. Aos sábados a entrada é gratuita. Criança até 10 anos e maiores de 60 anos, não pagam.
Jardim da Luz
O Parque da Luz ou Jardim da Luz, como é mais conhecido, fica anexo à Pinacoteca. Inclusive o Flor Café possui uma área externa voltada pra ele. Ele foi criado em 1798 e aberto ao público em 1825, considerado o primeiro espaço de lazer de São Paulo.
São várias trilhas que além do verde, abrigam aproximadamente 50 esculturas. Elas fazem parte do acervo da Pinacoteca e compõem o cenário super agradável do parque. Vale reservar mais 40 minutos para uma caminhada por ali.
No dia em que estivemos lá não sobrou muito tempo para curtir o parque, ficamos mais na Pinacoteca mesmo. Fomos conhecer as obras, e depois almoçamos no café. Acabou que fizemos algumas fotos e caminhamos somente por um trecho dele. Vamos voltar para investir mais tempo por lá. O ambiente é muito agradável e ainda tem vista para a maravilhosa Estação da Luz!
Se você está visitando a cidade ou se é morador de São Paulo, vai lá! Não deixe de conferir esse conjunto sensacional que é a Pinacoteca e o Jardim da Luz.
Quer mais opções de locais pra colocar na sua rota em São Paulo? Clica aqui!
Não fique de fora das novidades do Tá na minha Rota!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu
Comentários
comentário