Postado na categoria Roteiros em 23 de novembro de 2017 por Grasi e Luciano
Toronto é a cidade da diversidade. Por todos os lugares, você sente a vibração da quarta maior cidade da América do Norte. Localizada na região de Ontário, ela tem mais de 2,7 milhões de habitantes, sendo que metade são estrangeiros. Ao andar pela cidade, é possível perceber a riqueza cultural em harmonia com a tradição canadense.
A foto abaixo mostra algumas das atrações de Toronto. Uma linda ilustração exposta no hostel que nos hospedamos em Toronto (Hi Toronto Hostel). Legal né?
Apesar de Toronto ter sido praticamente tomada pelos edifícios modernos, é possível encontrar construções imponentes dos séculos passados. Uma boa notícia sobre a cidade é que é possível encontrar qualquer tipo de cozinha internacional: japonesa, chinesa, brasileira, italiana, coreana, entre outras.
Uma excelente opção para explorar a cidade (principalmente no verão) é alugando uma bicicleta. A cidade é toda projetada com ciclovias e com várias estações para retirada e devolução da bike (O Day Pass sai por C$7). Nós tínhamos apenas 2 dias e meio por lá então preferimos alugar um carro. O aluguel foi barato, mas acabamos gastando um pouco mais que o esperado com estacionamento. Mesmo assim, indicamos essa opção caso você fique por pouco tempo na cidade.
Listamos aqui alguns pontos turísticos imperdíveis para você conhecer durante sua estadia por lá. Confira agora o que fazer em Toronto!
Seguro Viagem – Não viaje sem seguro! Cote o seu aqui e use nosso código de desconto: TANAMINHAROTA5
Esse é o ponto de encontro dos locais e especialmente da juventude. Localizada no cruzamento da Queen Street e Bay Street, é um dos pontos mais visitados da cidade. Lá, é possível ver diversas apresentações artísticas, como a dança e concertos ao ar livre. Se você não quer agitação, o Peace Garden é uma excelente pedida para descansar, ler ou apenas contemplar a beleza da praça.
Para quem gosta de esportes, a praça é ideal para andar de skate. No inverno, a piscina central se transforma em uma pista de patinação no gelo. De dia ou a noite, aproveite para fazer uma foto nas margens da piscina com o letreiro “Toronto”.
Endereço: 100 Queen W, Toronto, Ontario
Ingressos: O local é aberto ao público e seu acesso é gratuito.
O que fazer: Assistir a eventos artísticos, patinar (inverno), andar de skate, descansar.
Aproveite o passeio na Nathan Phillips Square e visite a antiga prefeitura de Toronto, o Old City Hall. Esse prédio foi inaugurado em 1899 e sua construção custou 2,5 milhões de dólares. Na época, o Old City Hall se tornou o maior edifício da cidade e o maior prédio municipal da América do Norte. Em 1965, quando a sede da prefeitura foi transferida para o Toronto’s Fourth, o prédio sofreu ameaça de demolição. Graças a um grupo de cidadãos, o prédio foi conservado intacto e se tornou, em 1989, Patrimônio Histórico do Canadá.
A construção chama muito a atenção pela beleza das pedras que compõem sua estrutura. Em tons de marrom e cinza, essa construção histórica contrasta com a modernidade dos novos prédios do seu entorno. Não fizemos a visitação interna, mas é possível. Caso seu tempo seja curto, faça fotos da área externa que é muito bonita.
Endereço: 60 Queen St W, Toronto, Ontario
Funcionamento: Aberto de Segunda a Sexta de 8:30 a 16:30
O que fazer: Dar uma volta ao redor do prédio, fazer fotos. No interior do prédio, você pode admirar sua arquitetura e um mural de Georde A. Reid em uma parede de vidro.
Uma das principais atrações de Toronto, a CN Tower é um ícone da cidade e do Canadá. Por mais de 30 anos, a torre foi a maior estrutura do mundo! Se você conseguir driblar o medo de altura e chegar no topo da torre, terá uma vista inesquecível da cidade. Mas, para aproveitar seu dia, uma dica de ouro: evite as enormes filas dessa atração. Chegue pelo menos 30 minutos antes do horário de funcionamento ou então consulte os horários de pico através do Google.
São diversas as atividades disponíveis no topo da torre, dentre elas o Edge Walk, uma aventura que te permite andar na beira de uma área externa da estrutura. Você fica preso por um equipamento de proteção e a sensação é estar a beira de um precipício! Se você curte esse tipo de aventura, adquira o ingresso de C$225 pela internet e agende sua experiência.
A CN Tower é uma das atrações do CityPASS de Toronto, que compramos pra conhecer os principais locais da cidade. Ele é uma ótima opção porque indo em 3 das 5 atrações inclusas já vale mais a pena do que pagar por cada local separadamente. Sem falar que nessas atrações muito concorridas o CityPASS tem uma fila especial, adiantando muito a nossa chegada.
Endereço: 220 Yonge Street Toronto, Ontario
Funcionamento: Aberto de Segunda a Sábado de 10h às 21:30 e Domingo de 10h às 19h.
Valor: C$35 (ingresso de entrada)
O que fazer: Admirar a incrível vista de 360º da cidade, almoçar no restaurante panorâmico, se aventurar no Edge Walk.
Aquário é algo que a gente não perde a oportunidade de ir por onde passa. E o Ripley’s Aquarium estava no CityPASS com a comodidade de ficar ao lado da CN Tower (visita obrigatória). Por isso vale a pena planejar a visita das duas atrações no mesmo dia. Uma das coisas interessantes sobre o Ripley´s Aquarium é que ele fica aberto até tarde (23h), permitindo você deixar a visita para o final do dia!
O Aquário tem mais de 450 espécies e a parte mais impressionante é o Dangerous Lagoon, um túnel subaquático. Ao percorrer o túnel, você pode ver tubarões, tartarugas marinhas, arraias e dezenas de outros peixes nadando bem acima da sua cabeça!
Eles possuem diversos programas disponíveis para os visitantes, entre eles o “Aquarista por um Dia”, em que o visitante pode cuidar os animais, preparar as comidas, monitorar a qualidade da água e alimentar tubarões. Para viver essa experiência, é preciso reservar e pagar uma taxa de C$175.
Aproveitamos bastante e no final do tour, ainda tinha um espaço com uma banda de jazz fazendo um ótimo som por lá, um bar pra comprar bebidas. Deu vontade de ficar por ali, tomando algo e curtindo o ambiente.
Endereço: 288 Bremner Boulevard, Toronto
Funcionamento: Aberto todos os dias da semana de 9h às 23h.
Valor: C$33 (ingresso de entrada)
O que fazer: Conhecer sobre as espécies do tanque e percorrer o túnel cercado de vida marinha. Você pode optar por visitar o aquário depois da CN Tower (ou vice-versa).
Se você curte arte de rua e grafite, o Graffiti Alley é uma parada obrigatória! É uma área recheada de grafites nos muros e paredes. O Graffiti Alley está localizado entre a Queen Street West e a Richmond Street West, perto do Spadina Avenue.
Como é uma rua, o local é aberto ao público e a visita não tem custo, além do estacionamento se você for de carro. Caso você prefira ir com um guia, aí sim pode gastar um pouco mais. Nós não fizemoso passeio guiado, mas achamos interessante pra conhecer mais sobre a história do grafite, seus estilos e as controvérsias da arte em Toronto.
Talvez por ser uma rua e aberta, o local estava com poças de água e um pouco sujo, mas nada que tire o brilho de contemplar todo esse colorido. Também observamos várias pixações em cima das artes de rua – nos fotos procuramos mostrar as mais bonitas e conservadas, mas tem umas que foram bem danificadas…triste.
Endereço: 753 Queen St W
Funcionamento: Aberto ao público.
O que fazer: Percorrer o beco, observar e fotografar a arte nos muros.
O Gooderham Building é uma das construções mais conhecidas de Toronto. Foi erguida no século 19 pela família Gooderham, dona de uma famosa destilaria da época. O que chama a atenção é o projeto arquitetônico do edifício, que tem uma forma triangular bem no cruzamento da Wellington Street e Front Street, no centro da cidade. Vale a pena visitar o exterior do prédio, que fica no coração da cidade e tirar uma foto com um dos edifícios mais famosos e fotografados da cidade.
Os modernos arranha-céus ao fundo proporcionam um visual bem interessante. Ele fica pertinho do St. Lawrence Market, que é outro lugar que você precisa colocar na rota.
Endereço: 49 Wellington Street E, Toronto
Funcionamento: Aberto ao público.
O que fazer: Percorrer as ruas da região, observar a beleza e singularidade dessa edificação.
Visitar o St. Lawrence Market é mergulhar em uma mistura de aromas e essências que exalam das dezenas de barracas de frutas, comidas, restaurantes e iguarias. Lá, almoçamos o tradicionalíssimo lanche Peameal Bacon, um sanduíche delicioso na padaria Carousel.
Durante o passeio, você pode observar alguns estandes que vendem alguns souvenirs típicos canadenses, como o xarope de bordo (maple syrup). Foi lá que compramos nossos imãs de geladeira, assim como outras lembrancinhas do Canadá e de Toronto.
O mercado foi considerado o melhor do mundo pelo National Geographic em 2012. O prêmio se deve à organização, limpeza, atrações, variedade de produtos e o clima agradável do local. Além disso, o prédio foi construído por volta dos anos 1800 e guarda interessantes histórias. Um exemplo é o fato de que no subsolo do edifício há uma outra estrutura que já foi usada como prisão nos anos 1850. Ficou curioso? Então não deixe de visitar o St. Lawrence Market.
Endereço: 92- 95 Front St East, Toronto, Ontario
Funcionamento: Aberto ao público todos os dias da semana.
O que fazer: Percorrer as lojas, comprar bons souvernires e comer o peameal bacon.
O Distillery District é uma região peculiar de Toronto. É nesse ponto que o antigo se encontra com o moderno. A área, que tem mais de 40 edifícios, faz parte do patrimônio da cidade e foi o coração da exportação mundial de uisque. Você pode encontrar uma imensa variedade de restaurantes, cafés, obras de arte e galerias nessa área, que foi recentemente revitalizada.
Nós jantamos num restaurante mexicano muito legal, o El Catrin. Muito bonito, extremamente bem decorado e com comida boa. Experimentamos umas cervejas especiais e uns pratos apimentados. Apesar de ser grande, é bem concorrido e o preço pode ser um pouco salgado dependendo da fome (e da sede) hehe. O espaço do bar é um ambiente muito colorido, com paredes grafitadas e iluminação bem arranjada. Na parte externa, com vista para a rua, um lugar mais calmo e ideal para as refeições.
A área também conta com uma recheada programação cultural, com eventos musiciais e apresentações artísticas. Para unir o útil ao agradável, entre no site http://www.thedistillerydistrict.com e confira a agenda de eventos da região, um guia de compras e restaurantes.
Endereço: 55 Mill St, Toronto, Ontario
Funcionamento: Aberto ao público todos os dias da semana.
O que fazer: Percorrer as ruas da região, comer em um dos restaurantes e conferir eventos culturais.
A Universidade Pública de Toronto está localizada próxima ao Queen’s Park e tem três campus, um em St. George, outro em Scarborough e outro em Mississauga. Foi fundada em 1827 e é hoje uma das melhores universidades do mundo, especialmente na área médica.
A universidade recebe muitos estrangeiros, inclusive brasileiros. O campus da universidade tem lindas edificações e casas cobertas com heras (aquelas plantas) e um maravilhoso campo. O espaço é muito agradável e convidativo para uma caminhada no fim da tarde para relaxar.
Endereço: 27 King’s College Cir, Toronto
Funcionamento: Aberto ao público todos os dias da semana.
O que fazer: Se encantar com a estrutura da Universidade, tirar muitas fotos e relaxar.
Você não pode deixar Toronto sem fazer um passeio de ferry para a Center Island, onde você terá uma das melhores vistas da cidade! Os barcos partem diariamente do centro da cidade e são 20 minutos de viagem até a ilha. O passeio de ida e volta custa CAD 7,71.
Chegando lá você pode aproveitar o contato com a natureza e admirar a beleza do skyline de Toronto (foto de capa desse post). Várias atrações para crianças e adultos fazem do local um ambiente perfeito para famílias. Uma excelente programação na Toronto Island é caminhar e fazer um piquenique (como nós fizemos). Aproveite para relaxar e fazer algumas das mais lindas fotos da sua viagem!
Endereço: 27 King’s College Cir, Toronto
Funcionamento: Os barcos partem de Toronto de segunda a sábado de 6:35h às 23:45.
O que fazer: Caminhar, andar de bicicleta, fazer piquenique ou simplesmente relaxar.
A Casa Loma é tão legal que mereceu um post exclusivo. Não dá pra ir pra Toronto e deixar esse belíssimo atrativo de fora. Se der a sorte que a gente deu de pegar um dia bonito de sol, melhor ainda para excelentes fotos externas. Confere o post e garanta a entrada nesse local único, que também está no CityPASS.
Que cidade!
Toronto é uma cidade sensacional. Adoramos passar por lá e vamos ter que voltar. Foi bem corrido, mas nos quase três dias conseguimos fazer isso tudo. A cidade impressiona em diversos ângulos. Seja por ser linda, segura e limpa, ou por ser uma das mais multiculturais metrópoles do mundo. Se tiver oportunidade, programe-se para Toronto, pois não vai se arrepender!
Confira “O que fazer em Toronto – 10 atrações imperdíveis” na versão que fizemos pro nosso canal do Youtube:
E você tem alguma dica de Toronto? Deixa aqui nos comentários. Quer conhecer um pouco mais sobre essa cidade espetacular? Clique aqui e confira mais conteúdo.
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Seguro Viagem: Cote o seu seguro viagem aqui. Use o código de desconto: TANAMINHAROTA5.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
CityPASS: A melhor maneira de conhecer a cidade. Adquira passeios com desconto por esse link.
Easysim4U: Chip de celular internacional. Estados Unidos e mais de 140 países. Consulte planos nesse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu