Postado na categoria Roteiros em 9 de abril de 2017 por Grasi e Luciano
Milão não costuma estar entre as principais cidades alvo pra visitar na Itália, acabamos conhecendo por ser a porta de entrada em nossa última visita à Itália, em outubro de 2015. E isso acontece com muitas pessoas, afinal a cidade oferece vôos a preços muito bons pra quem sai do Brasil. Confira o que você pode colocar na sua rota em um roteiro de 1 dia se locomovendo com metrô e algumas caminhadas.
Seguro Viagem – Não viaje sem seguro! Cote o seu aqui e use nosso código de desconto: TANAMINHAROTA5
Não dá pra passar por Milão sem conhecer a Duomo, a magnífica catedral é uma das mais famosas da Itália! Ela é imponente e está na lista das maiores do mundo. A catedral demorou demais para ficar pronta, a construção começou em 1386 e foi finalizada somente em 1965!
Mas valeu a espera, porque a arquitetura gótica e as 136 pontas de mármore te deixam de boca aberta, é muito linda! Lembro da nossa cara de espanto ao sair da estação de metrô e dar de cara com esse monumento! Na imagem a gente estava tentando fazer uma foto legal, mas a praça estava lotada de turistas e o sol já estava se despedindo, hehe.
A entrada é gratuita e ela está aberta diariamente das 7h às 19h. Para subir nos terraços existem horários, dias e preços diferenciados, então, verifique no site oficial.
Dica! Tente chegar na praça Duomo por volta das 9h (ou até antes) que você vai encontrá-la com pouco movimento e vai poder tirar fotos só com a catedral – diferente das nossas, que ficaram bem “poluídas”. Nós chegamos em Milão final do dia, então não tivemos muita opção de horários.
Como chegar: Pegue a linha Vermelha M1 ou Amarela M3 do metrô e vá até a estação “Duomo”.
Na Praça Duomo também tem outros palácios importantes, como o Palácio Real, onde estão as grandes mostras temporárias da cidade e o Museu Novecentos, que possui a coleção municipal de arte contemporânea.
Ao lado do Duomo está a Galeria Vittorio Emanuelle, um dos templos de compras de luxo de Milão. Os preços não são para pessoas como nós, mas andar pelo vão e apreciar sua beleza é legal e um passeio gratuito. A galeria tem lojas de marcas renomadas, restaurantes, cafés e foi construída no final do século 19 como um corredor coberto ligando a Praça Duomo com a Praça Scala.
Não tem como não se encantar com o piso e os mosaicos abaixo da grande cúpula de vidro, com a riqueza de detalhes e imponência do lugar.
Ali nas redondezas da Duomo, dá pra conhecer muita coisa legal. Um dos locais é a loja da Ferrari, que além de vender produtos da escuderia, te oferece a oportunidade de ver de perto um carro de Fórmula 1, e um outro de tamanho real feito de Lego. O Luciano, que curte muito Fórmula 1 não deixaria de passar por lá, é claro!
Onde: Via Giovanni Berchet, 2.
Também por ali, você vai encontrar uma sorveteria maravilhosa, a Cioccolat Taliani. Ela é concorrida, mas mesmo que tenha alguma fila, o esquema é organizado e você vai ser rapidamente atendido. É um festival de fotos de sorvete, quase todo mundo bate fotos com seus sorvetes coloridos com um cookie no topo. Que saudades desse gelato!
Onde: Via S. Raffaele, 4.
Se quiser almoçar antes de comer o gelato, por aqui tem o Luini Panzerotti e a Pizzeria Di Gennaro. O Luini é a casa do “panzerotto” mais famoso de Milão, em atividade desde 1888. O panzerotto é uma massa frita, recheada, que lembra um calzone ou até um pastel, é uma receita da região sul da Itália. Como estava com muita fila e o cardápio era mais no estilo “lanche”, acabamos almoçando no vizinho Di Gennaro. Eu pedi um spaghetti alla carbonara e o Lu uma pizza – ele comeu muita pizza nessa viagem!
Onde: Ambas ficam na Via Santa Radegonda, números 14 e 16.
Saindo da Via Santa Radegonda caminhamos até a estação Duomo M1 e pegamos a linha vermelha até a estação “Cairoli”, chegando no Castelo Sforzesco, O castelo já serviu de residência para o Duque de Milão Ludovico Sforza.
No castelo tem vários museus municipais, sendo um deles do Museu de Arte Antiga, com uma sala pintada por Leonardo da Vinci e a escultura Pietà Rondanini de Michelangelo, que fica no final do percurso.
Nós não visitamos ele por dentro, no dia que fomos havia um evento por lá, então preferimos caminhar nas áreas abertas e passear pelo parque do lado de fora. Já estávamos cansados da maratona que foi nossa viagem pela Costa Azul/ Riviera Francesa e Itália, então pegamos uma canga na mochila e deitamos no gramado do castelo.
O castelo está aberto das 7h às 19h30 e o ingresso é gratuito, você só paga para entrar nos museus. O preço cheio é 5 euros e a visita pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 17h30.
Como chegar: Pegue a linha Vermelha M1 e desça na estação “Cairoli”.
É claro que você vai comer muita pizza e massas na Itália, e aqui temos uma dica legal. A Pizzaria Maruzzella é bem famosa pela qualidade e preço honesto. A Grasi pediu um nhoque e o Luciano uma pizza de presunto de parma maravilhosa. Pra chegar até ela que fica na Praça Guglielmo Oberdan, número 3, utilize a Linha Vermelha M1 e desça na estação “Porta Venezia”. Abrem para almoço das 12h às 14h30 e para jantar das 19h às 23h30.
Ibis Milano Centro – Hotel
Reservamos o Ibis Milano Centro, um hotel novo e moderno quando estivemos lá. Ele fica perto da estação Ferroviária Milano Centrale e também da estação República de Metrô. Como é padrão do Ibis, o café da manhã não está incluso na diária, e como tínhamos viagem de trem para Veneza na manhã seguinte, deixamos para comer na estação.
O hotel é excelente, com um preço justo (entre R$ 200 e R$ 250) e permite acesso fácil aos pontos que falamos nesse post, sendo uma excelente opção para quem está em trânsito (de avião, metrô e trem). O endereço é Via Camillo Finocchiaro Aprile, 2. Para reservar esse hotel pelo Booking, clique aqui!
Vale a pena reservar um tempo pra Milão, não tínhamos uma expectativa muito alta, mas a cidade nos surpreendeu. Existem várias outras programações que você pode fazer na cidade, mas se focar na Duomo e região vai ver (e comer) o essencial!
Quer mais dicas da Itália? Adoramos esse país e temos várias experiências super legais pra contar, clica aqui e confere!
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Seguro Viagem: Cote o seu seguro viagem aqui. Use o código de desconto: TANAMINHAROTA5.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
Easysim4U: Chip de celular internacional. Estados Unidos e mais de 140 países. Consulte planos nesse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu