Postado na categoria Gastronomia em 11 de agosto de 2017 por Grasi e Luciano
Cara, Blumenau é cerveja, festa, cultura e comida boa! É um pedaço de Brasil que faz você se sentir pertinho da Europa. Apesar de ser “minha terra” (Luciano), somente agora tivemos a oportunidade de turistar por lá. Foi no 1º Encontro de Blogueiros do Vale Europeu (Blogando no Vale Europeu), que vai render alguns posts! Nesse primeiro vamos focar no mundo das cervejas de Blumenau e falar do Vale da Cerveja.
Certamente, a cerveja é um dos motivos pra cidade despontar no cenário turístico brasileiro. O Vale Europeu, agora também é conhecido como Vale da Cerveja. É um projeto organizado pelos empreendedores da região para que o visitante conheça as cervejarias e vivencie a cultura cervejeira. Envolve as cidades de Blumenau, Brusque, Gaspar, Ibirama, Pomerode e Timbó.
Nesse post vamos falar exclusivamente sobre o Roteiro da cerveja em Blumenau. Se quiser saber mais e conferir mais cervejarias pela região, acesse: valedacerveja.com.
Essa cidade é o paraíso dos amantes de cervejas. Blumenau agora é oficialmente a Capital Nacional da Cerveja. Um título muito justo e que orgulha a população e empreendedores locais. Você sabia que fabricam cervejas artesanais lá desde aproximadamente 1850? É isso. As pessoas faziam suas cervejas em casa.
O Museu da Cerveja é um bom lugar pra começar ou fazer uma parada. Ao lado do ótimo restaurante Tapyoca, fica um pequeno museu que ilustra como tudo começou. A entrada é gratuita!
Tem um espaço onde é apresentado um vídeo contando um pouco sobre como a cerveja faz parte da história da cidade. Lá você encontra também as canecas, cartazes e objetos de todas as edições da Oktoberfest. Como se faz cerveja na cidade desde o século XIX, o Museu da Cerveja tem um monte de utensílios bem antigos. Meu, eu queria voltar no tempo pra ver uma “Oma” fazendo cerveja. Deveria ser demais!
Hoje a cidade possui excelentes marcas de cervejas artesanais e várias que já receberam prêmios e menções importantes no cenário mundial. Algumas têm visitação na fábrica aberta ao público, basta agendar. Fizemos isso em duas delas, a Cerveja Blumenau e a Cervejaria Container.
Uma observação sobre a famosa cervejaria Eisenbahn é que eles não estão mais fazendo a visita na fábrica. Os blogs Blog Meu Destino, Vamos Por Aí e Destinos Por Onde Andei, estiveram lá pra conferir e aproveitaram pra curtir o bar deles, Bar Estação Eisenbahn.
Na primeira, fomos recebidos pelo Valmir, um dos donos da Cerveja Blumenau. Sentimos a paixão e vimos o trabalho árduo que os levou a chegar onde estão hoje. Ele contou que logo após sua fundação (2015), levaram uma de suas cervejas para um festival. E a Capivara Little IPA foi premiada como a melhor do mundo no Brussels Beer Challenge de 2015. Sensacional né? Isso já deu projeção à marca que não tinha nem sede própria na época. Eles fabricavam em outras cervejarias.
Em 2016 inaugurou sua fábrica com capacidade para 100 mil litros/mês. São fabricados ali 10 rótulos diferentes que no final da visita pudemos degustar! Bom hein? Muito bacana o significado de tudo por lá. Cada rótulo tem sua história e uma ligação forte com a cidade de Blumenau, que dá nome à marca.
Criaram também um espaço com bar e lojinha. Lá o Valmir mostrou a “raquete” que é uma tábua para degustação de 4 tipos diferentes de cerveja. Os garçons são treinados e explicam muito bem sobre as bebidas. Eu tive que provar a premiada Capivara IPA, hehe. Ela é um dos meus estilos preferidos e essa é realmente uma beleza! A Grasi encontrou uma Witbier no cardápio e pediu. Também é fabricada lá, mas com o rótulo da Hemmer, marca de alimentos.
Ah! Sabe por que o nome da cerveja é Capivara? O animal é muito comum na região, na beira do rio Itajaí-Açú que corta a cidade. De quebra deixou o rótulo bem divertido.
A visita na fábrica custa R$ 20,00 por pessoa. Deve ser agendada previamente e pode ser feita em uma pessoa ou em grupos de no máximo 30 pessoas.
A segunda visita foi na Cervejaria Container. Fomos recebidos pelo Ike, um dos sócios fundadores. Já no início vimos que o cara é muito bom, tem uma veia comercial e um orgulho imenso do que construíram. Contou que apesar de estarem numa cidade alemã, a ideia de criar uma cervejaria inglesa foi a base de todo o projeto. E deu muito certo!
O povo alemão adora, e frequenta esse pedacinho da Inglaterra no meio de Blumenau. Sem dúvida, o grande destaque da Container é seu Pub. Cheio de detalhes, o bar tematizado é ponto de encontro de amantes do rock e de boa cerveja. Aos sábados, a casa é sempre cheia ao som de excelentes bandas, garantiu o Ike.
Ele é um ótimo contador de histórias e detalhou tudo! Falou da essência da marca, seus produtos e de como desenvolveram as cervejas. Ficamos lá batendo um papo em torno do bar, fizemos muitas perguntas embalados pelas excelentes cervejas extraídas das torneiras inglesas. Na foto, estamos com o casal de blogueiros de Goiânia, Miranda e Carol do Vamos Por Aí.
Uma cidade de 900 anos na Inglaterra, chamada Skipton foi a principal fonte de inspiração para a tematização da Cervejaria Container. Dava pra ficar ali por horas!
Uma das coisas mais legais que eles fizeram, foi desenvolver um tipo de cerveja em parceria com uma cervejaria inglesa. E olha que legal! Lá na Inglaterra, ela é comercializada com o nome de Maracanã, e aqui com o nome de Wembley. Genial!
A visita na fábrica, com palestra sobre cervejas e a degustação custa R$ 32,oo por pessoa e deve ser agendada previamente.
Tem um lugar muito legal lá que oferece tudo que você precisa para fazer sua cerveja. O Reinaldo e a Ane, proprietários do Vale do Lúpulo Brew Shop nos receberam para contar um pouco da cultura da cerveja. Eles são apaixonados pelo que fazem e nos contaram como está se desenvolvendo uma comunidade de amantes das cervejas.
Pra você ter ideia, estão programando uma nova versão da Festa dos Amigos (Stammtisch), com foco em cerveja. No modelo tradicional, cada grupo de pessoas monta seu espaço e leva um tipo de comida. Na nova versão, cada um leva sua cerveja.
Esse negócio está ganhando uma proporção imensa. Além do Reinaldo e da Ane, vários empresários e gente do meio nos contaram que em Blumenau já não existe muito espaço para “cervejas normais”. Eles citaram o exemplo de festas de jovens de 20 anos, que hoje não acontecem sem cervejas artesanais. Ou seja, se alguém levar uma Brahma, Skol e similares, vai passar a maior vergonha! Louco pensar nisso hein? A molecada quer qualidade!
Lá no Vale do Lúpulo, eles possuem uma geladeira que foi comprada por um grupo de amigos fabricantes e frequentadores do local. Essa geladeira tem a finalidade de compartilhar as experiências de cada pessoa. Funciona assim: se eu fabricar minha cerveja, levo algumas unidades e deixo na geladeira para outras pessoas. Ao deixar, por exemplo 4 garrafas, também pego 4 outras para experimentar. Massa né?
Ali, conhecemos, cheiramos e experimentamos diversos ingredientes utilizados na fabricação de boas cervejas. Inclusive até “ajudamos” a cozinhar o malte como parte do primeiro processo. Como eles têm uma simpatia em proporções gigantescas, preparam um panelão só pra gente vivenciar um pouco do momento da fabricação. A Ane foi nos explicando as etapas, e naquele momento não poderíamos parar de mexer a panela para não grudar os ingredientes no fundo. Os blogueiros iam se revezando.
Por fim, experimentamos uma cerveja que eles fizeram ali. Cara, e a paixão com que eles falam sobre isso impressiona. A decisão deles de trabalhar muito por algo que realmente amam é altamente inspirador. Deu vontade de fabricar cerveja, de participar dos grupos, de conhecer mais gente legal como eles. Apaixonante esse tal Vale da Cerveja.
Vai na Adega Blumenau. Eles têm um espaço legal com muitas opções! Praticamente todas que são fabricadas em Blumenau e região, além de outros lugares do país e do mundo. Fomos lá já no primeiro dia em Blumenau, degustamos umas ótimas cervejas e recebemos uma aula da turma. Sério, eles explicaram no detalhe cada cerveja que serviram. Depois disso você valoriza cada gole!
Antes de se despedir da cidade, reserve um horário pra ir lá. Experimente umas cervejas e aproveita pra escolher algumas pra levar pra casa!
Parada fundamental é o Parque Vila Germânica. Famosa por sediar a Oktoberfest, é um lugar que oferece muito mais que isso. Eu resumiria como um centro de eventos, cultura e gastronomia que leva a cultura dos colonizadores para o mundo! “Tá Luciano, e o que esse lugar tem a ver com cerveja?” Tudo! Oktober é sinônimo de copo sempre cheio e ótimas cervejas artesanais.
O espaço contempla 4 grandes setores com pavilhões, restaurantes, lojas de artesanato e souvenires e até o ginásio do Galegão. Eles se interligam na Oktober que é tomada por gente do Brasil inteiro e de vários lugares do mundo. Se você tem amigos estrangeiros que vem ao Brasil, pode levar lá que vão curtir! Já fizemos isso e repercutiu muito bem.
Fomos recebidos pelo Felipe, o Gerente de Comunicação. Além de dar um panorama geral sobre o local, se mostrou extremamente engajado. Sabe quando a pessoa tem brilho no olho pra falar do que faz? Enquanto conversávamos, ele apontou: olha, ali vem o Vovô Chopão. Eu, como Catarinense, conheço o personagem desde muito pequeno. Ele é o personagem mais famoso da Oktoberfest e marca presença em todas as festas da cidade. Saímos correndo pra fazer uma foto com ele.
Desta vez demos a maior sorte de poder curtir o Sabores de Santa Catarina. Um evento perfeito pra quem ama comida e bebida. Sabe aquele local onde o pecado da gula é inevitável? Pois é. A gente comeu demais e ainda compramos alguns queijos e salames pra levar.
Entre os destaques, receitas que tem base o Pinhão, como o entrevero. Outra que não conseguimos resistir foi a costela fogo de chão. Conhece? É aquele churrasco feito com peças inteiras da costela bovina assada no chão por horas. A carne desmancha. Lá tinham várias cervejas artesanais da região, difícil era escolher.
Outras festas legais são a Osterdorf (Vila de Páscoa), a Weihnachtsdorf (Magia de Natal) e Festitália. Uma que vamos ter que nos programar para ir é o Festival Brasileiro da Cerveja. Imagina a festa? Nos concursos são mais de 300 cervejarias participando com mais de 2 mil rótulos. Espetacular né? Pesquise sobre a programação da Vila Germânica, pois eles organizam eventos o ano inteiro.
Ficamos no tradicionalíssimo Hotel Glória. É um dos mais bem avaliados da cidade. Ele foi recentemente reformado e conta com um grande diferencial, o Cafehaus Gloria!
Café da manhã de hotel é uma coisa que a gente adora. Agora um hotel que tem uma confeitaria acoplada é pra acabar né? A gente extrapolou os limites em meio aos doces e outros quitutes maravilhosos.
Sabia que a confeitaria nasceu do encantamento dos hóspedes pelo café da manhã do hotel? Pois é. Eles começaram a encomendar doces pra levar e aí viram um potencial business. Assim, abriram o Cafehaus Gloria, em 1977. Hoje eles contam com três unidades em Blumenau e uma em Balneário Camboriú.
O café é referência na região e parada obrigatória pra quem visita Blumenau, mesmo que não fique hospedado lá! Coloque na sua rota as tortas, doces, strudels, cucas, pães, geleias, frios, defumados, folhados, salgados e sucos naturais do Cafehaus Gloria.
O mundo das cervejas é mesmo apaixonante! E quando você conhece essa turma, nesses ambientes tão legais, isso toma uma proporção fora de série. A boa notícia é que tivemos informações seguras que esse mercado vai crescer, e muito.
Somente pela movimentação do empresariado, dos projetos, compras de maquinários, Blumenau e região deve receber vários novos espaços. Isso vai fazer com que cada vez mais a Capital Nacional da Cerveja se consolide, assim como o Vale da Cerveja e alcance destaque na rota de quem aprecia essa cultura.
Parabéns Blumenau! Como turismólogos, podemos garantir que vocês estão no caminho certo. É lindo ver todos “remando” para o mesmo lado. Saúde! Prosit!
Fotos: Blogueiros no Teatro Carlos Gomes: Retrip, Blogueiros no Vale do Lúpulo: Casa de Doda, Blogueiros com Vovô Chopão: Blog Meu Destino.
O 1º Encontro de Blogueiros do Vale Europeu foi organizado pela Márcia Silveira, do blog Casa de Doda.
Blogs participantes do encontro, de 5 diferentes estados brasileiros:
Meu Destino – André Morato
Retrip – Antônio Jr.
Italiana – Ana Grassi
Vamos Por Aí – Ana Carolina e Miranda
Viajar Correndo – Carolina Belo
Viajante Solo – Denise Tonin
Mapa na Mão – Ester Nunes
Tá Indo Pra Onde – Fernanda Scafi
Destinos Por Onde Andei – Gisele Prosdocimi
Relatos de Viagem – Laís Roani
Roteiros e Dicas – Laura Wolff
Rota Terrestre – Sabrina da Rosa
Entre Polos – Zudi Dadalt
O Encontro contou com os seguintes apoiadores:
Apoio Institucional: Convention Bureau Blumenau, Secretaria Municipal de Turismo de Blumenau, Vila Germânica, Prefeitura Municipal de Pomerode
Apoio: Plaza Hotel Blumenau, Himmelblau Palace Hotel, Hotel10 Blumenau, Slaviero Hotéis, Hotel Glória, Hotel Ibis Blumenau e Hotel Steinhausen.
Parceiros: Effort Digital, Restaurante Thapyoca, SealBag, Executivo Transportes, FeelClean, Museu Hering, Cerveja Blumenau, Restaurante Pertutti, Cervejaria Container, Cervejaria Schornstein, NeoPrint Gráfica Digital, Adega Blumenau, Mortadella Ristorante & Pizzeria, RDK Turismo, Blog a Vida é Uma Corrida, Mulheres Que Correm.
Entre no Facebook e convide seus amigos pra curtir: Facebook.com/tanaminharota
Inscreva-se no nosso canal no Youtube: Youtube.com/tanaminharotablog
Siga o Tá na minha Rota no Instagram: Instagram.com/tanaminharota
E assine nossa newsletter para receber novidades e promoções de passagens no seu email: Newsletter
Hotéis: Reserve pelo Booking através desse link.
Passagens aéreas: Pesquise e encontre ofertas de voos no Skyscanner através desse link.
Apartamentos: Alugue apartamentos de temporada com desconto, pelo Airbnb através desse link.
Os sites acima, Booking e Airbnb, fazem cotações em diversas empresas/acomodações, garantindo os melhores preços e opções pra você. Reservando através desses links, você não paga nada a mais por isso e contribui para manter o blog sempre cheinho de novidades pra você!
Com carinho,
Grasi e Lu